Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2677
Título: Sistema de informação contábil nas microempresas e empresas de pequeno porte no setor varejista: importância no processo decisório e limitações no uso
Autor(es): Souza, Jacksilene Miguel de
Palavras-chave: Informação
Decisão
Gestores e Empresas
Gestão de empresas
Contabilidade
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a importância do sistema de informação contábil no processo de tomada de decisão das microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), assim como, evidenciar as principais limitações atribuídas ao uso do referido sistema. A metodologia empregada nesta pesquisa foi o estudo descritivo exploratório, utilizando, como técnicas de coleta de dados a aplicação de questionário. A amostra é constituída por MEs e EPPs do setor varejista da cidade de Guarabira – PB. A importância do sistema de informação contábil para essas empresas fica evidenciada nos resultados da pesquisa, os quais mostra o interesse por parte dos gestores pela busca dessas informações, se deparando com a limitação da falta de divulgação de órgãos especializados quanto ao uso das informações para o gerenciamento, com os custos e a falta de recursos para obter as referidas informações. Esta conduta empresarial é associada ao nível de escolaridade dos gestores e pelo caráter administrativo familiar expresso pelas MEs e EPPs. Os resultados destacam, além disso, que as empresas que possuem mais recursos investem mais na obtenção de informações, utilizam e valorizam a sistema de informação contábil. O nível de escolaridade dos gestores e o caráter administrativo familiar das organizações estudadas são fatores que podem estar associados a não utilização das informações contábeis no âmbito estudado.
Descrição: SOUZA, J. M. de. Sistema de informação contábil nas microempresas e empresas de pequeno porte no setor varejista: importância no processo decisório e limitações no uso. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2677
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacksilene Miguel de Souza.pdfJacksilene Miguel de Souza688.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.