Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BRASILEIRO, Ariel Roxany da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T11:18:00Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T11:18:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26787 | - |
dc.description | BRASILEIRO, A. R. S. Implantação de um espaço eco pedagógico na Escola Municipal José Marques de Oliveira em Lagoa Seca – PB.. 17p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2020. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade e é essencial ao processos educativos dos sujeitos. Quando se observa experiências interativas entre crianças e a natureza e o contato sensorial direto, percebe-se de modo eficiente a relação afetiva e sensível da criança com o meio ambiente. Ciente disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma pratica de educação ambiental na Escola José Marques de Oliveira, na cidade de Lagoa Seca -PB, a partir de trocas de saberes empíricos e tradicionais com alunos e professores de ensino infantil. O trabalho se deu através de rodas de conversas e práticas, dinâmicas, em que enfatizamos a importância da produção de alimentos e atitudes sustentáveis e o incentivo as práticas agricultáveis da agroecologia. Foi apresentado vários vídeos sobre reutilização de alimentos, produtos recicláveis e os 5 R’s Além de apresentar para essas crianças as práticas da permacultura, onde as crianças colocaram em pratica todo o conhecimento adquirido, por meio de oficinas de criação de horta, compostos orgânicos e um ambiente de estudo fora de sala de aula. Proporcionando assim, a diversificação das aulas em um ambiente diferenciado e aberto permitindo que as aulas tivessem maior rendimento e assimilação, além de proporcionar um certo senso de responsabilidade ambiental. O estudo buscou além de partilhar o conhecimento e a trocas de saberes empíricos e tradicionais significativos, que com o desenvolvimento da prática podemos proporcionar uma maior interação entre professores do ensino infantil com técnicas de aprendizado de modo amplo, construindo conceitos aos personagens do futuro. Além disso, a diversificação das aulas em um ambiente diferenciado e aberto permitiu que as aulas tivessem maior rendimento e assimilação, além de proporcionar um certo senso de responsabilidade ambiental | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Alexandre Costa Leão | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.title | Implantação de um espaço eco pedagógico na Escola Municipal José Marques de Oliveira em Lagoa Seca – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 36 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ariel Roxany da Silva Brasileiro.pdf | 905.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.