Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2679
Título: A geografia e sua importância no ensino fundamental I
Autor(es): Lucena, Helaine Ribeiro de
Palavras-chave: Formação Docente
Ensino de Geografia
Relação Professor-aluno
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Atualmente vem ocorrendo um intenso debate sobre a importância do ensino de Geografia na educação básica brasileira para a formação do cidadão. Nessa perspectiva o presente trabalho faz um estudo de caso sobre o ensino de Geografia na no nível fundamental I, tendo como universo pesquisado a Escola Municipal Manoel Francisco da Motta localizada em Campina Grande no bairro de Bodocongó. A partir de observações in loco na instituição, com relação a sua infraestrutura quanto ao trabalho pedagógico realizado pelos pedagogos que lecionam Geografia, foi possível verificar a importância da ciência, como também detectar as dificuldades que estes professores enfrentam em decorrência da sua formação não especializada. Para a realização da pesquisa, tomou-se como metodologia a aplicação de questionários para os discentes e entrevistas para os docentes do 4° ano do ensino fundamental I. A pesquisa teve como enfoque central: Analisar o interesse do alunado, a classificação das aulas, e se compreendem que a Geografia está presente no cotidiano. Em contrapartida observou-se a prática pedagógica do professor, seu grau de satisfação e sua graduação, se os componentes curriculares foram suficientes para trabalhar o ensino de Geografia, se fazem utilização de recursos didáticos e como compreendem a relevância que esta ciência possui para a formação de uma sociedade crítico-reflexiva.
Descrição: LUCENA, H. R. de. A geografia e sua importância no ensino fundamental I. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2679
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helaine Ribeiro de Lucena.pdfHelaine Ribeiro de Lucena3.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.