Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2680
Título: Circuito inferior da economia urbana: um estudo sobre o trabalho informal de crianças e adolescentes carroceiros na feira de Aroeiras - PB
Autor(es): Silva, Maria Nazaré Barbosa da
Palavras-chave: Geografia Econômica
Feira Livre - Comercialização
Empregabilidade – Trabalho Infantil
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: As feiras são fenômenos que transformam o espaço trazendo a este dinamicidade e significações múltiplas, em que é tecida uma complexidade de relações econômico-sócio-cultural. Neste trabalho coloca-se em pauta a importância da feira de Aroeiras-PB na trajetória histórica de consolidação e configuração espacial do município e trazendo aos dias atuais sua caracterização vigente. O caráter informal é característica importante presente nas feiras livres, desse modo, criando oportunidade de emprego às classes menos abastadas da população ao que denominamos circuito inferior da economia. Este setor representa uma estratégia de emprego e renda a diversos atores sociais que tiram do trabalho na feira seu sustento. Em especial tratamos nesta pesquisa de um ator social específico: os carroceiros da feira de Aroeiras, levando-se em consideração os dados apurados em entrevistas, além de observação e leituras bibliográficas. Obteve-se um breve estudo desta categoria de trabalhadores composta exclusivamente de meninos entre nove e 16 anos que procuram, em sua maioria, nesta função uma forma de complementação de renda para a manutenção de seus próprios gastos de consumo, característica esta devidamente analisada nesta pesquisa.
Descrição: SILVA, M. N. B. da. Circuito inferior da economia urbana: um estudo sobre o trabalho informal de crianças e adolescentes carroceiros na feira de Aroeiras - PB. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2680
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Nazaré Barbosa da Silva.pdfMaria Nazaré Barbosa da Silva1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.