Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2681
Título: A geografia escolar e a cidadania no contexto da sociedade de mercado e do consumo: desafios a formação docente
Autor(es): Maia, Anderson Wagner Almeida
Palavras-chave: Ensino da Geografia
Geografia Escolar
Cidadania
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Este artigo buscou discutir a importância da cidadania na Geografia escolar a partir das dicotomias sociedade-natureza estabelecida pelo atual modelo econômico, que modela o papel do cidadão a figura do consumidor, legitimando uma sociedade de mercado e não humanista e solidaria. Para tanto o presente estudo evidencia a necessidade de discussões sobre métodos na Geografia Escolar que contribuem no processo de construção da cidadania. De caráter qualitativo a pesquisa objetivou com o método do materialismo histórico dialético e fortalecido por uma revisão bibliográfica de teóricos que aborda este tema como Santos (1987) (2000), Cavalcanti (1998)(2008), Castrogiovanni (2000), trazer questões de como a Geografia escolar vai contribuir neste processo de construção da cidadania, rechaçando assim os métodos tradicionalistas que permeiam o ensino desta disciplina.
Descrição: MAIA, A. W. A. A geografia escolar e a cidadania no contexto da sociedade de mercado e do consumo: desafios a formação docente. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2681
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Wagner Almeida Maia.pdfAnderson Wagner Almeida Maia1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.