Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2682
Título: O Bairro do Jeremias – Campina Grande/PB: uma abordagem do seu comércio em contexto de violência urbana
Autor(es): Santana, Wendenberg de Aquino
Palavras-chave: Geografia Espacial
Violência Urbana
Comércio Local – Bairro de Jeremias/ PB
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho analisa a dinâmica espacial do bairro do Jeremias com o contexto originado a partir da violência urbana. Para isso, iniciamos a pesquisa a partir do conteúdo histórico do espaço analisado, de modo que possamos compreender a dinâmica socioespacial que trouxe muitas das problemáticas observadas na atualidade. Visando uma análise que sistematize a grande abrangência espacial do bairro, escolhemos o comércio como fonte de observações específicas que possa trazer resultados para a compreensão do contexto geral da violência no bairro. Logo, desenvolvemos um estudo acerca da violência urbana em suas implicações para o comercio local, onde o medo se torna elemento essencial nas relações existentes entre os comércios e a comunidade, na qual estes fazem parte. As reflexões propostas por este trabalho englobam as questões sobre a mudança gradual das tradicionais relações de familiaridade, existentes entre o pequeno comércio e o bairro como um todo, na qual a dimensão do medo orienta o constante afastamento, e em consequência fragmentam-se as perspectivas de suas horizontalidades.
Descrição: SANTANA, W. de A. O Bairro do Jeremias – Campina Grande/PB: uma abordagem do seu comércio em contexto de violência urbana. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2682
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wandenberg de Aquino Santana.pdfWandenberg de Aquino Santana1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.