Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Justino, Josilene | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T13:21:29Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T13:21:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 658.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26829 | - |
dc.description | JUSTINO, Josilene. A influência do conhecimento financeiro individual de risco: uma ênfase no perfil dos estudantes de ciências contábeis. 42f.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa é analisar a influência do conhecimento financeiro individual de risco dos estudantes de Ciências Contábeis. Para essa finalidade utilizou-se o questionário da pesquisa de Vieira, Bataglia e Sereia (2011) de forma adaptada, o qual foi aplicado mediante disponibilização utilizando a ferramenta Google Forms. O estudo é caracterizado como qualitativo quantitativo, compreendendo 45 (quarenta e cinco) estudantes pertencentes ao curso de Ciências Contábeis. De acordo com os resultados encontrados através da análise dos dados obtidos observa-se que a experiência prática e a graduação são as fontes de conhecimentos financeiros mais relevantes para os estudantes analisados, mostrando a importância do curso no aspecto financeiro dos indivíduos. Ainda, foi identificado correlação negativa e significativa no nível de confiança de 95% entre as variáveis designadas “Conbas5” cenário o qual traz conhecimento de custos e “Risco4” que apresenta o investimento em ações como maior escolha de risco, indicando que quanto mais os estudantes possuem educação financeira, menos eles se propõem a situações arriscadas, sendo assim investidores mais conservadores. Além disso, foi também foi verificado significância de 99% na correlação entre o “Conbas5” e o “Risco5” que apresenta opções de maior e menor risco na forma de pagamento no momento da compra de um veículo considerando a relação de custos e tempo, mostrando que quanto mais o estudante possui o conhecimento proposto no “Conbas5” mais ele tende ao “Risco5”, resultando em um indivíduo que não é totalmente conservador e nem arriscado, visto que a alternativa mais arriscada trouxe uma definição média de risco. Portanto, o conhecimento financeiro adquirido no curso de Ciências Contábeis influencia na atitude do acadêmico diante a uma situação que apresenta risco, sendo assim positivo para o indivíduo em sua vida financeira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Me. Ádria Tayllo Alves Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento financeiro | pt_BR |
dc.subject | Discentes de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Risco financeiro | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.title | A influência do conhecimento financeiro individual de risco: uma ênfase no perfil dos estudantes de ciências contábeis | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 25 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josilene Justino.pdf | 549.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo-de-Deposito-TCC.pdf | 108.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.