Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2683
Título: Levantamento do transporte escolar rural do município de Fagundes-PB: um aporte do campo à cidade
Autor(es): Pessoa, José Alberto Lourenço
Palavras-chave: Transporte Escolar - Inadequação
Escolas Rurais
Paraíba
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Esta pesquisa teve como finalidade realizar um estudo acerca do Transporte Escolar Rural (TER), no qual se procurou realizar uma abordagem do transporte local da zona rural até a zona urbana, em especial dos ônibus e caminhonetes, nos quais a maioria desses não apresentam nenhum tipo de condições e/ou mesmo adaptação para o transporte escolar. O objetivo principal do presente trabalho foi realizar um levantamento do Transporte Escolar Rural do município de Fagundes-PB com um aporte do campo à cidade, com a finalidade de fornecer informações sobre a qualidade dos serviços prestados a comunidade estudantil, como as condições estruturais dos veículos utilizados, o nível de capacitação dos condutores, entre outros, verificando como ocorre o funcionamento do TER no município de Fagundes, identificando os problemas existentes nesta atividade e relacionando as condições do transporte oferecido com o rendimento escolar dos alunos, a partir da concepção do sistema de transporte, considerando os aspectos quali-quantitativos desses atores que na prática cotidiana permanecem em condições precárias e vulneráveis ao sistema das políticas públicas educacionais do Brasil, e em especial do Estado da Paraíba. O presente trabalho buscou envolver os fatores relacionados desde o deslocamento dos estudantes campesinos para as escolas localizadas na sede do município, sob a ótica de algumas percepções elencadas pelas classes inseridas neste sistema (alunos, condutores, professores e funcionários da Secretaria de Educação), conforme opiniões diversas sobre a realização do mesmo, perfazendo alguns questionamentos dos problemas existentes desde a operacionalização do TER até a qualidade dos serviços prestados aos estudantes da zona rural. Em decorrência da inadequação destes veículos, que apresentam sérios problemas para o tráfego humano como falta de conservação, carência de estradas adequadas para circularem, além do relevo acidentado da região que dificultam o acesso até algumas comunidades.
Descrição: PESSOA, J. A. L. Levantamento do transporte escolar rural do município de Fagundes-PB: um aporte do campo à cidade. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2683
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Alberto Lourenço Pessoa.pdfJosé Alberto Lourenço Pessoa2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.