Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2684
Título: O espaço comercial de Juazeirinho-PB: a dinâmica dos comércios fixo e periódico de confecções em uma pequena cidade
Autor(es): Silva, Izabelle Trajano da
Palavras-chave: Geografia Econômica
Têxtil - Economia Urbana
Feira Livre - Juazeirinho-PB
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a dinâmica comercial de Juazeirinho, pequena cidade do Seridó paraibano. Devido a complexidade de estudar as infinitas formas que o comércio apresenta, foram escolhidos dois tipos principais, sendo um fixo e outro periódico. O primeiro é a feira livre, atividade informal que originou o munícipio e apresenta-se atualmente uma vez por semana, portanto, torna-se integrante do espaço urbano e inerente ao cotidiano dos juazeirinhenses. Já o segundo tipo são os estabelecimentos formais, que caracterizam o comércio fixo. Estes por sua vez, apresentaram um crescimento nos últimos cinco anos e são responsáveis por oferecer modernas maneiras de pagamentos e propagandas. Através do segmento de confecções, foi possível perceber as consequências das modernizações globais inseridas no lugar, fato comprovado pela pluralidade de estabelecimentos, que são: boutiques, malharias e lojas filiadas as redes de comércios. Além disso, foi constatado que a feira em alguns momentos, tenta se aproximar das lojas, principalmente ao espalhar manequins nos logradouros da cidade. Ela se beneficia parcialmente dos desejos disseminados pelo comércio formal, pois disponibiliza a preço mais baixo e com qualidade menor, produtos propagados, sobretudo, nos desfiles de apresentação das novas coleções. Para tanto, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: observações empíricas, registro fotográfico e aplicação de 25 questionários semiestruturados, sendo 20 aos feirantes e 5 aos lojistas. Dentro desse contexto, a teoria dos dois circuitos da economia urbana foi imprescindível para mostrar a interdependência existente entre estas formas comerciais distintas, visando garantir o consumo exacerbado da população mais abastada e o mínimo das modernizações para a grande parcela dos menos favorecidos. Desse modo, a pequena cidade, que tinha o seu espaço comercial, marcado principalmente pelo modesto comércio, bem como a tradicional feira livre, se molda aos interesses capitalistas, através da manutenção do espaço comercial diminuto e da difusão paulatina de novas maneiras de consumo, assim como, modernos modos de vida.
Descrição: SILVA, I. T. da. O espaço comercial de Juazeirinho-PB: a dinâmica dos comércios fixo e periódico de confecções em uma pequena cidade. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2684
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabelle Trajano da Silva.pdfIzabelle Trajano da Silva2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.