Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26850
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, João Pedro Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T18:08:27Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T18:08:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 657 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26850 | - |
dc.description | BARBOSA, João Pedro Gomes , Competências profissionais: um estudo de caso com graduandos de Ciencias Contabeis nas empresas juniores do nordeste . 36f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste estudo foi compreender a percepção dos graduandos em Ciências Contábeis acerca das competências adquiridas pela participação nas atividades de Empresas Juniores – EJ(s) federadas da região Nordeste. Sendo adotada a estratégia de estudo de caso em uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram provenientes de entrevista aplicada junto à 20 graduandos dentre às EJ(s) federadas da região Nordeste. Para análise e tratamento dos dados, adotou-se a nuvem de palavras através do software IRaMuTeQ, sendo possível destacar as principais palavras em 10 sínteses. Observou-se que a palavra - projeto - se repetiu em 60% das sínteses analisadas, que referia a conhecimento tácito, prático, muito oportuno nas ações de extensão (competências técnicas). Observou-se ainda que as principais palavras - aprender, liderança, participar, ajudar, comunicação - estavam presentes em 80% das sínteses observadas, referindo-se as capacidades que os indivíduos possuem para adotar comportamentos adequados e observáveis em situações relacionadas ao trabalho (competências pessoais). Por fim, verificou-se que as principais palavras - serviço, diretoria, cliente, gerente, gestão, mercado, trabalho, estágio - estavam presentes em 70% das sínteses observadas, referindo-se se as competências técnicas aprendidas durante a formação profissional. Concluindo-se que os graduandos, participantes de EJ(s), percebem que a atividade de extensão desenvolvida nas IES fomenta o desenvolvimento profissional, pessoal e educacional do estudante, por meio da combinação da literatura apresentada durante o curso (competência técnica) com a prática profissional realizada nas atividades e projetos de extensão (competência social), nenhuma menos importante do que a outra para o desenvolvimento das competências profissionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora Profa. Dra. Ana Maria da Paixão Duarte. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ação extensionista universitária | pt_BR |
dc.subject | Empresa júnior | pt_BR |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Discente de Ciencias Contábeis | pt_BR |
dc.title | Competências profissionais: um estudo de caso com graduandos de Ciências Contábeis nas empresas juniores do nordeste | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 25 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - João Pedro Gomes Barbosa.pdf | PDF - João Pedro Gomes Barbosa | 871.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | 776.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.