Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, João Pedro Gomes-
dc.date.accessioned2022-05-18T18:08:27Z-
dc.date.available2022-05-18T18:08:27Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.otherCDD 657-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26850-
dc.descriptionBARBOSA, João Pedro Gomes , Competências profissionais: um estudo de caso com graduandos de Ciencias Contabeis nas empresas juniores do nordeste . 36f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo foi compreender a percepção dos graduandos em Ciências Contábeis acerca das competências adquiridas pela participação nas atividades de Empresas Juniores – EJ(s) federadas da região Nordeste. Sendo adotada a estratégia de estudo de caso em uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram provenientes de entrevista aplicada junto à 20 graduandos dentre às EJ(s) federadas da região Nordeste. Para análise e tratamento dos dados, adotou-se a nuvem de palavras através do software IRaMuTeQ, sendo possível destacar as principais palavras em 10 sínteses. Observou-se que a palavra - projeto - se repetiu em 60% das sínteses analisadas, que referia a conhecimento tácito, prático, muito oportuno nas ações de extensão (competências técnicas). Observou-se ainda que as principais palavras - aprender, liderança, participar, ajudar, comunicação - estavam presentes em 80% das sínteses observadas, referindo-se as capacidades que os indivíduos possuem para adotar comportamentos adequados e observáveis em situações relacionadas ao trabalho (competências pessoais). Por fim, verificou-se que as principais palavras - serviço, diretoria, cliente, gerente, gestão, mercado, trabalho, estágio - estavam presentes em 70% das sínteses observadas, referindo-se se as competências técnicas aprendidas durante a formação profissional. Concluindo-se que os graduandos, participantes de EJ(s), percebem que a atividade de extensão desenvolvida nas IES fomenta o desenvolvimento profissional, pessoal e educacional do estudante, por meio da combinação da literatura apresentada durante o curso (competência técnica) com a prática profissional realizada nas atividades e projetos de extensão (competência social), nenhuma menos importante do que a outra para o desenvolvimento das competências profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora Profa. Dra. Ana Maria da Paixão Duarte.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAção extensionista universitáriapt_BR
dc.subjectEmpresa júniorpt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectDiscente de Ciencias Contábeispt_BR
dc.titleCompetências profissionais: um estudo de caso com graduandos de Ciências Contábeis nas empresas juniores do nordestept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Pedro Gomes Barbosa.pdfPDF - João Pedro Gomes Barbosa871.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf776.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.