Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Laíla Carla Marques | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T20:14:34Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T20:14:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26858 | - |
dc.description | SANTANA, L. C. M. A gíria no livro didático de língua portuguesa: analisando concepções e abordagens para o ensino. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudos apontam que, na contemporaneidade, as formas de se comunicar se remodelam dia após dia, em virtude disto, o uso das gírias na fala dos indivíduos é algo que vem sendo demarcado quase que em sua totalidade. Por esta razão, esta pesquisa propõe investigar o uso das gírias no material didático de Língua Portuguesa e as vertentes de ensino desse material, fundamentadas pelas concepções de Bagno (2007; 2017), Marcuschi (2007), Preti (2000), Patriota (2004) entre outros. Para tanto, escolheu-se um manual utilizado na rede particular de ensino no estado da Paraíba, mais precisamente na cidade de João Pessoa - PB. Em seguida, fez-se uma análise qualitativa de cunho interpretativo acerca das atividades propostas no material sobre o uso das gírias. Desta análise, averiguou-se que o material selecionado demonstra definições pertinentes sobre a concepção de língua em seu caráter interacional, no entanto, as atividades propostas sobre o vocabulário gírio deixam transparecer um viés de ensino ainda voltado para a norma padrão. Constatamos, portanto, que o tratamento acerca das gírias no LD é algo pouco aparente, o que implica afirmar que o manual didático ainda necessita de uma reformulação que permita aos alunos um conhecimento de línguas e seus contextos de uso bem como a percepção e afirmação das suas identidades discursivas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Monique Alves Vitorino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gíria | pt_BR |
dc.subject | Variação | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A gíria no livro didático de língua portuguesa: analisando concepções e abordagens para o ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Laíla Carla Marques Santana | PDF - Laíla Carla Marques Santana | 898.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 328.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.