Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Laíla Carla Marques-
dc.date.accessioned2022-05-18T20:14:34Z-
dc.date.available2022-05-18T20:14:34Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26858-
dc.descriptionSANTANA, L. C. M. A gíria no livro didático de língua portuguesa: analisando concepções e abordagens para o ensino. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEstudos apontam que, na contemporaneidade, as formas de se comunicar se remodelam dia após dia, em virtude disto, o uso das gírias na fala dos indivíduos é algo que vem sendo demarcado quase que em sua totalidade. Por esta razão, esta pesquisa propõe investigar o uso das gírias no material didático de Língua Portuguesa e as vertentes de ensino desse material, fundamentadas pelas concepções de Bagno (2007; 2017), Marcuschi (2007), Preti (2000), Patriota (2004) entre outros. Para tanto, escolheu-se um manual utilizado na rede particular de ensino no estado da Paraíba, mais precisamente na cidade de João Pessoa - PB. Em seguida, fez-se uma análise qualitativa de cunho interpretativo acerca das atividades propostas no material sobre o uso das gírias. Desta análise, averiguou-se que o material selecionado demonstra definições pertinentes sobre a concepção de língua em seu caráter interacional, no entanto, as atividades propostas sobre o vocabulário gírio deixam transparecer um viés de ensino ainda voltado para a norma padrão. Constatamos, portanto, que o tratamento acerca das gírias no LD é algo pouco aparente, o que implica afirmar que o manual didático ainda necessita de uma reformulação que permita aos alunos um conhecimento de línguas e seus contextos de uso bem como a percepção e afirmação das suas identidades discursivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Monique Alves Vitorinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGíriapt_BR
dc.subjectVariaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA gíria no livro didático de língua portuguesa: analisando concepções e abordagens para o ensinopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laíla Carla Marques SantanaPDF - Laíla Carla Marques Santana898.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito328.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.