Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2686
Título: Crescimento urbano e valorização imobiliária: uma análise do bairro cidade Juracyr Palhano, Lagoa Seca - PB
Autor(es): Santos, Tatiane Rodrigues dos
Palavras-chave: Crescimento Urbano
Valorização imobiliária Lagoa Seca
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de crescimento e valorização imobiliária no Brasil, bem como os seus reflexos em todo o espaço urbano brasileiro, a partir do estudo de caso do loteamento Cidade Juracyr Palhano, localizado na zona rural de Lagoa Seca- PB, nas proximidades da Cidade de Campina Grande, cerda de 4 Km, e também nas proximidades da BR 104. Foi implantado no final da década de 1970, como uma segunda opção de moradia por uma classe média e média-baixa, que não conseguia adquirir um lote No Bairro das Nações, fundado no mesmo período do bairro Cidade Juracyr Palhano, mas voltado para uma classe média e média-alta campinense. No entanto, o seu processo de crescimento ocorre, somente a partir de finais da década de 1980, quando o Bairro das Nações passa por um processo de desvalorização. O grande impulso na valorização dessa porção Sul do município de Lagoa Seca foi a implantação de outros empreendimentos no seguimento imobiliário na área, o Condomínio Nações Residence Privê e posteriormente o Condomínio Atmosphera Residence lançado em 2010, após o lançamento desses empreendimentos o valor do solo atingiu números elevadíssimos. A respeito dos procedimentos metodológicos utilizados foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com o proprietário fundador, administrador e moradores do bairro, bem como, levantamento bibliográfico e levantamento de dados em órgãos e instituições públicas (Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, Secretarias do Municipio, IBGE, dentre outros), observação in loco e cobertura fotográfica. A partir do estudo pode se constatar que grande maioria da população, que adquiriu lotes e residências no bairro Cidade Juracyr Palhano, são oriundas de campina Grande e nesta cidade concentram todas as suas atividades e consomem bens e serviços. Contudo, o crescimento e valorização da área, na qual se localiza o objeto desse estudo são um resultado da própria expansão urbana da cidade de campina grande, a qual trouxe mudanças significativas na paisagem e valoração do local.
Descrição: SANTOS, T. R. dos. Crescimento urbano e valorização imobiliária: uma análise do bairro cidade Juracyr Palhano, Lagoa Seca - PB. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2686
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane Rodrigues dos Santos.pdfTatiane Rodrigues dos Santos2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.