Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2689
Título: A importância da categoria paisagem na geografia escolar: uma análise fenomenológica das paisagens urbanas da cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Alencar, Alisson Clauber Mendes de
Palavras-chave: Ensino da Geografia
Paisagem Geográfica
Fenomenologia
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho investigou como a paisagem geográfica da cidade de Campina Grande – PB, utilizada como um recurso metodológico pelo professor de Geografia pode vir a promover uma aprendizagem significativa de categorias da Ciência Geográfica. Para tanto, parte-se das materializações urbanas espacializadas e especializadas que compõem o mosaico paisagístico da cidade supracitada. A partir de tais proposições, este estudo possui como objetivo norteador demonstrar a importância da categoria paisagem na Geografia Escolar, tendo como recorte espacial para exemplificações a cidade de Campina Grande. Partindo deste, tem-se como objetivos subsequentes estabelecer correlações dos elementos do passado com os do presente e do local com o global, a partir de metodologias e recursos que proporcionem uma maior aproximação da teoria com o que é vivenciado no cotidiano dos discentes. Este estudo foi estruturado a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, correlacionado com uma fundamentação teórica na qual foram contempladas as perspectivas de alguns teóricos e estudiosos que abordam as seguintes questões ou temáticas: a Prática de Ensino em Geografia, a Categoria Geográfica Paisagem e o método fenomenológico. Para tanto foram utilizadas as obras de Merleau-Ponty (1999), Relph (1979), Serpa (2007), Maciel (2001), Besse (2006) e Christofoletti (1985), dentre outras não menos importantes. Defendese, a partir destes apontamentos, o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem que considerem, no momento de suas aplicações, o estudante como agente participativo destes procedimentos, e não apenas como um mero receptador de informações. É importante que no processo de construção do conhecimento por parte dos educandos, o professor desfrute do que faz parte do cotidiano dos mesmos, a cidade e suas múltiplas paisagens, e os estimulem a pensar e ler de forma crítica o mundo metamórfico que se materializa cotidianamente.
Descrição: ALENCAR, A. C. M. de. A importância da categoria paisagem na geografia escolar: uma análise fenomenológica das paisagens urbanas da cidade de Campina Grande – PB. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2689
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Clauber Mendes de Alencar.pdfAlisson Clauber Mendes de Alencar1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.