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dc.contributor.authorPereira, Welson dos Anjos-
dc.date.accessioned2022-05-24T20:45:24Z-
dc.date.available2022-05-24T20:45:24Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.otherCDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26894-
dc.descriptionPEREIRA, W. A. Conflito e desenvolvimento na formação inicial do professor: um estudo de caso nos contextos do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógica. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.pt_BR
dc.description.abstractInserido na perspectiva da Linguística Aplicada, em especial nos estudos sobre o trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (VYGOTSKY, 2008; BRONCKART, 2012[1999]; Bulea-Bronckart, 2016[2009]), o presente trabalho dedica-se a responder à seguinte questão: o que as dinâmicas dos temas e das figuras de ação nos registros de um diário reflexivo de um professor de português em formação inicial revelam a respeito do desenvolvimento desse profissional? De modo a responder à pergunta posta, estabelecemos dois objetivos: (I) identificar os temas presentes nos registros de um diário longitudinal de um professor de português em formação inicial; e (II) explicar a relação entre figuras de ação evidenciadas nesses registros e o desenvolvimento desse profissional. Os registros de diário em análise foram produzidos por um professor em formação inicial entre os anos de 2018 e 2019 em duas etapas: a primeira durante experiências de sala de aula em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede estadual de ensino no contexto da disciplina “Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II”; e a segunda durante experiências no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) em turmas de 7º e 9º anos também do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal. Nossa análise revela que, no contexto estágio, os registros tendem a priorizar a descrição de aulas; já na PRP, as temáticas são plurais e compreendem desde a análise de aulas até a descrição de conflitos. Em relação às figuras de ação, nos relatos referentes ao estágio, predomina a figura de ação evento passado e definição, esta última aparecendo em discurso interativo. Já no contexto da RP, a figura de ação definição aparece mais associada ao discurso teórico, o que, para nós, é indício de desenvolvimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Bruno Alves Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento do professor de Portuguêspt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.titleConflito e desenvolvimento na formação inicial do professor: um estudo de caso nos contextos do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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