Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2691
Título: Desafios e perspectivas socioeconômicas e ambientais no assentamento rural Carrasco, limítrofe dos municípios de Esperança e Alagoa Nova
Autor(es): Souza, Crisólogo Vieira de
Palavras-chave: Agricultura Familiar
Análise Socioeconômica e ambiental
Assentamento Rural
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Nos municípios de Esperança e Alagoa Nova, localizados na Mesorregião do Agreste Paraibano, desenvolve-se comumente a pequena agricultura familiar que se assemelha ainda às primeiras práticas tradicionais agrícolas, pois a produção é destinada principalmente ao próprio consumo familiar e o excedente é destinado à comercialização no mercado local. Diante do exposto, o presente estudo, tem por objetivo analisar os desafios e perspectivas socioeconômicas e ambientais recentes entre famílias de agricultores do Assentamento Rural Carrasco. Para realizar este estudo, foi efetuado um levantamento bibliográfico sobre o tema, além da utilização de entrevistas e questionários com técnicos/ estudiosos da EMATER regional (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), da Secretaria de Agricultura dos municípios e, sobretudo, com os agricultores instalados no Assentamento Rural Carrasco. O Assentamento Rural Carrasco está localizado no espaço rural do município de Esperança e Alagoa Nova, distante aproximadamente 9 km da zona urbana do município de Esperança. O assentamento é cortado pelo Riacho Ribeira (afluente do Rio Mamanguape), que serve como divisa entre os municípios. Pode-se afirmar que, no Assentamento Rural do Carrasco, desenvolvem-se práticas agrícolas voltadas para a preservação dos recursos naturais, apresentando diversificação de culturas, manejo adequado do solo, mas os produtores familiares enfrentam problemas ambientais como a poluição do Riacho Ribeira causada pelo esgoto produzido na zona urbana do município de Esperança, a ausência de Matas ciliares o que tem se transformado em obstáculos aos princípios agroecológicos que são adotados por esses agricultores familiares. A resolução dos problemas ambientais, associados à ampliação de investimentos nos níveis municipais, estaduais e federais através de projetos voltados para a agricultura familiar, bem como, de um maior fortalecimento da organização desses agricultores através da efetivação da COOFRANCA- Cooperativa dos Fruticultores e Olericultores Orgânicos do Assentamento Carrasco, o incentivo aos jovens a permanecerem no campo, a melhoria da assistência técnica, e o acesso a educação e formação dos agricultores familiares, que viabilizem o melhor uso dos recursos naturais e da terra em coesão com o desenvolvimento socioeconômico são fundamentais para o desenvolvimento desse espaço dinâmico da agricultura familiar.
Descrição: SOUZA, C. V. de. Desafios e perspectivas socioeconômicas e ambientais no assentamento rural Carrasco, limítrofe dos municípios de Esperança e Alagoa Nova. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2691
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Crisólogo Vieira de Souza.pdfCrisólogo Vieira de Souza3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.