Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26947
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Sandra Maria Oliveira Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T15:48:04Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T15:48:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-25 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26947 | - |
dc.description | VIANA. S. M. O. L. A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo reflete sobre a contribuição da contação de histórias para o processo de alfabetização dentro do contexto do primeiro ano do ensino fundamental tendo como base o relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado III do curso de Pedagogia na modalidade PARFOR, numa turma de primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que se caracteriza como uma pesquisa-ação com avaliação qualitativa. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica na qual vários estudiosos discutem contribuições da contação de história para o desenvolvimento da criança dentro do processo de alfabetização. Assim, deu-se o relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edivaldo Júnior Soares da Rocha, localizada no município de Mãe D`Água, onde foi realizada uma contação de história pautada em reflexões teóricas. Os recursos utilizados foram gravuras com pequenas falas dos personagens, quadro branco, e a participação da narradora do conto. Ao término da aplicação da proposta de atividade, os alunos puderam falar sobre o que cada um gostou mais na história, como deveria ser o final, qual o personagem que o agradou mais, entre outros aspectos que resultaram nasdiscussões que fundamentaram a pesquisa, que dessa forma foi concluída com a convicção de que ao ouvir, contar e recontar histórias infantis, as crianças são estimuladas a participarem de momentos essenciais para o seu desenvolvimento intelectual e social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Esp. Kilmara Rodrigues dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabeitzação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento educacional | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.title | A contação de histórias e sua contribuição para o processo de alfabetização no primeiro ano da educação básica: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sandra Maria Oliveira Lopes Viana.pdf | TCC - Sandra Maria Oliveira Lopes Viana | 497.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 3.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.