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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Moacyr Xavier Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T19:20:20Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T19:20:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26950 | - |
dc.description | SILVA, Moacyr Xavier Gomes da. Que indicadores influenciam na qualidade da educação da Paraíba?. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é obtido através dos censos educacionais e utilizado para mensurar a qualidade da educação básica nas instituições. O Ideb é o resultado de dois indicadores, o desempenho em testes padronizados (SAEB) e o indicador do fluxo escolar. Portanto, um índice objetivo, limitar-se apenas a ele, pode fazer com que ignoremos outros indicadores que refletem as condições que influenciam a qualidade educacional. Diante disso, sugerimos a seguinte questão: em que medida outros indicadores, como o nível de complexidade de gestão escolar, média de alunos por turma e horas-aula, estão relacionados com a qualidade educacional? O presente estudo foi desenvolvido com dados relacionados ao estado da Paraíba, e a coleta dos indicadores foi realizada a partir do banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aberto à consulta pública. Investigamos 300 escolas do ensino médio que obtiveram pontuação no Ideb para o ano de 2019. Utilizamos modelos lineares generalizados (GLM) para verificar a relação do Ideb com os demais indicadores educacionais. Dentre as variáveis investigadas, a qualidade da educação da Paraíba apresentou efeito positivo da média de horas de aula e da complexidade de gestão das escolas. Além disso, apresentou efeito negativo da taxa de distorção idade-série. Estudos dessa natureza, direcionados a investigar as condições que limitam ou potencializam a qualidade educacional, podem diminuir a lacuna existente entre as ações políticas, administrativas e pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Sérgio de Faria Lopes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ideb | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Que indicadores influenciam na qualidade da educação da Paraíba? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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