Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Paula Tatiana Pereira-
dc.date.accessioned2022-06-02T15:50:25Z-
dc.date.available2022-06-02T15:50:25Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26955-
dc.descriptionBARBOSA, P. T. P. Um estudo sobre ensino de cartografia na perspectiva do ensino presencial e remoto: um estudo na escola municipal Marlene Alves Mendes/ Pilõezinhos/PB. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ensino-aprendizagem de cartografia nas aulas de Geografia tem sido um desafio ao longo desses anos. A deficiência de uma boa alfabetização cartográfica nas series iniciais pode vir de uma formação inadequada por parte de alguns professores dos anos iniciais. Esta pesquisa foi realizada na escola Municipal Marlene Alves Mendes, localizada na Cidade de Pilõezinhos/PB. O objetivo deste trabalho é analisar o ensino da alfabetização cartográfica no ensino fundamental II, mais especificamente, nas turmas do 7º e 8º anos, com o intuito de compreender o conhecimento de Cartografia. Metodologicamente, foi feita uma revisão na literatura teórica sobre Geografia, Cartografia, tomando por base, alguns autores: Castellar (2011); Joly (1990); Passini (1994); Souza (2009). Além da aplicação de questionários com abordagem qualitativa junto aos estudantes do sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental anos finais, para uma melhor compreensão de como está o ensino de Cartografia nas aulas de Geografia. Os alunos do ensino fundamental têm como base o que foi aprendido no ensino infantil para seguir na compreensão dos demais conhecimentos dessa fase de ensino. Seguindo essa trajetória em relação a cartografia, que é um dos conteúdos-chaves da Geografia, percebe-se, que este é um dos temas mais negligenciados. Portanto, esta pesquisa buscou entender quais eram as principais dificuldades dos alunos em relação ao estudo cartográfico. E diante dos dados analisados, foi possível identificar a valiosa importância da Cartografia Escolar no ensino fundamental anos finais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Leandro Paiva do Monte Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.titleUm estudo sobre ensino de cartografia na perspectiva do ensino presencial e remoto: um estudo na escola municipal Marlene Alves Mendes/ Pilõezinhos/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Tatiana Pereira BarbosaPDF - Paula Tatiana Pereira Barbosa1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito678.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.