Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2696
Título: Identificação da microbiota fúngica anemófila presente em sala de arquivos e três bibliotecas de uma Universidade Pública da Paraíba
Autor(es): Belmiro, Caio César Lopes
Palavras-chave: Insalubridade
Riscos ocupacionais
Alergia
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Os Fungos Anemófilos são constituídos de elementos aéreos, denominados de esporos, os quais são aeroalérgenos que quando inalados podem ser responsáveis por manifestações respiratórias alérgicas e infecções oportunistas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi identificar a microbiota fúngica anemófila presente nos setores das bibliotecas dos Centros de Educação I e II, e da Sala de Arquivos da Pró-reitoria de ensino da Universidade Estadual da Paraíba. Foram coletadas 100 amostras no total, e a metodologia utilizada para coleta foi a de sedimentação de esporos sobre placas com meio Ágar Sabouraud. Foram identificados 17 gêneros de fungos anemófilos, incluindo ambos os tipos filamentosos e leveduriformes, sendo as espécimes mais comuns, os Fungos Não Esporulados (FNE), Penicillium sp., Fusarium sp., Aspergillus flavus., Cladosporium sp., Curvularia sp. e Acremonium sp. Conclui-se que os setores em análise são favoráveis ao crescimento e proliferação fúngica, o que pode ocasionar quadros alérgicos e infecciosos em alunos e funcionários ocupantes destes ambientes.
Descrição: BELMIRO, C. C. L. Identificação da microbiota fúngica anemófila presente em sala de arquivos e três bibliotecas de uma Universidade Pública da Paraíba. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2696
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio César Lopes Belmiro.pdfCaio César Lopes Belmiro327.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.