Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Vilma Maria de Souto | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T10:55:24Z | - |
dc.date.available | 2022-06-08T10:55:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 323.352 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26969 | - |
dc.description | SILVA, Vilma Maria de Souto. Acolhimento institucional para crianças e adolescentes: Marcos históricos, políticas públicas e o lugar de sujeito. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O acolhimento institucional de crianças e adolescentes, no Brasil, surge como solução para problemáticas sociais, inicialmente, de pobreza, abandono, e depois, como política pública de assistência direcionada a esse público. Este artigo pautou-se em estudar, brevemente, o acolhimento institucional de crianças e adolescentes como política pública e o lugar do sujeito em acolhimento. Objetivou-se contextualizar os marcos históricos da assistência à infância e adolescência no Brasil, apresentando fundamentos e orientações técnicas da política atual de acolhimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e, também, problematizar o lugar subjetivo que eles ocupam nestas instituições. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva narrativa. As crianças e os adolescentes ainda são culpabilizados pela condição de abrigamento, sendo associados às suas condições materiais. Tem-se muito a evoluir, nesse sentido, pois ainda ocorre, nesses serviços, a reedição de ideias preventivas, repressivas, correcionais e moralizadoras desses sujeitos em vulnerabilidade. Conclui-se que, embora as orientações técnicas documentadas sejam um norteador necessário, acolher é muito mais do que organizar um serviço. Percebe-se que há importância de discutir as dimensões do que é ser humano de cada sujeito acolhido. Através da ética da psicanálise, a verdade do sujeito pode emergir e dar-lhe voz para fazer suas descobertas e ter suas próprias percepções sobre quem é e o que mobiliza seu desejo. Além disso, o trabalho subjetivo no contexto de acolhimento é um campo aberto para novos estudos sobre o ato de acolher. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra. Maria Lígia de Aquino Gouveia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Acolhimento institucional | pt_BR |
dc.subject | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.title | Acolhimento institucional para crianças e adolescentes: Marcos históricos, políticas públicas e o lugar de sujeito | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vilma Maria de Souto Silva | TCC - Vilma Maria de Souto Silva | 851.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 400.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.