Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2697
Título: Otimização de metodologia analítica para pesquisa de fluoxetina em urina de pacientes intoxicados
Autor(es): Feitosa, Itavielly Layany França
Palavras-chave: Cromatografia
Fluoxetina
Espectroscopia
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A utilização de psicofármacos tem crescido nas últimas décadas em todo mundo, devido ao aumento dos diagnósticos de transtornos psiquiátricos na população. A depressão é um dos distúrbios afetivos, que resulta na deficiência da transmissão monoaminérgica. A fluoxetina pertence à classe dos inibidores da receptação da serotonina e é usada no tratamento desta doença. O fato dos medicamentos, principalmente os antidepressivos, serem uma das principais causas das intoxicações no Brasil, aumenta o desafio dos laboratórios de análises toxicológicas a desenvolverem metodologias analíticas para identificar esses fármacos. A cromatografia é um método utilizado para analisar, identificar ou separar os componentes de uma mistura, entre os tipos de cromatografia tem a Cromatografia em Camada Delgada Comparativa (CCDC) e a Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). O objetivo deste trabalho foi otimizar metodologia analítica para identificação de Fluoxetina em urina de pacientes, atendidos no Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (Ceatox-CG), com diagnóstico clínico de exposição tóxica por Fluoxetina. Tratou-se de uma pesquisa transversal, descritiva e analítica. A partir dos dados obtidos, pode-se afirmar que a técnica em CCDC é de fácil execução, barata e precisa, sendo adequada para procedimentos como Screening de amostras biológicas. Portanto, reafirma-se a necessidade de confirmá-los por outras técnicas como: a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e Cromatografia Gasosa (CG) e a Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), sendo assim possível correlacionar os perfis cromatográficos e espectrofotométricos, entre as diferentes técnicas.
Descrição: FEITOSA, I. L. F. Otimização de metodologia analítica para pesquisa de fluoxetina em urina de pacientes intoxicados. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2697
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Itavielly Layany França Feitosa.pdfItavielly Layany França Feitosa313.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.