Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2698
Título: Saneamento básico é saúde: uma análise dos dados do Sistema de Informação da Atenção Básica da Estratégia Saúde da Família Francisco Brasileiro em Campina Grande-PB
Autor(es): Oliveira, Ana Luiza Lira Reis de
Palavras-chave: Saneamento básico
Estratégia Saúde da Família
Sistema de Informação da Atenção Básica
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Embora sejam expressivas no processo saúde-doença, nem sempre as questões referentes ao saneamento básico são percebidas pelos profissionais e instituições responsáveis pela saúde, pois a lógica curativista ainda é predominante. Este estudo se propôs a identificar, analisar e discutir a relação entre Saneamento Básico e Estratégia Saúde da Família (ESF) e, para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental de caráter descritivo, com uma abordagem quanti-qualitativa, com base nos dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), sobre as condições de infraestrutura sanitária das microáreas de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Francisco Brasileiro em Campina Grande – PB. Foi aferido que os dados coletados a partir do SIAB não refletem a complexidade e as reais condições e necessidades em matéria de infraestrutura sanitária de parte da população circunscrita nas 14 microáreas de abrangência da UBSF Francisco Brasileiro. Na medida em que esses dados não são tratados criticamente, sendo apenas reduzidos a uma análise estatística, transparece o pouco interesse dos profissionais da ESF e dos órgãos competentes, na promoção de ações de saneamento básico, contribuindo de forma limitada, até mesmo ausente, para a melhoria das condições sanitárias das famílias assistidas.
Descrição: OLIVEIRA, A. L. L. R. de. Saneamento básico é saúde: uma análise dos dados do Sistema de Informação da Atenção Básica da Estratégia Saúde da Família Francisco Brasileiro em Campina Grande-PB. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2698
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Luiza Lira Reis de Oliveira.pdfAna Luiza Lira Reis de Oliveira743.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.