Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26984
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Gabriel Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T11:27:35Z | - |
dc.date.available | 2022-06-14T11:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26984 | - |
dc.description | VASCONCELOS, Gabriel Barbosa. Adaptative: construção de um jogo educacional complexo como ferramenta facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem de ecologia a luz do modelo de reconstrução educacional. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de biologia apresenta vários desafios durante os seus processos de ensino e aprendizagem, como a descontextualização e fragmentação de seus conteúdos. Por isso, inovações educacionais que auxiliem nesses processos de contextualização e desfragmentação dos conteúdos, como também os referenciais para nortear a construção e aplicação dessas inovações são valiosas. Neste contexto, o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), se apresenta como uma interessante proposta teórica-metodológica para auxiliar a construção de inovações educacionais a luz de três grandes teorias: a base construtivista, a tradição alemã de Bildung and Didaktik e o Design Research. Com isso, o objetivo e resultados desse trabalho é a construção de uma inovação educacional, em formato de jogo educacional complexo, baseado em aspectos do Modelo de Reconstrução Educacional, para o ensino de ecologia de populações e comunidades, e ser promotor de divulgação e sensibilização da fauna brasileira. Esse processo deve ser feito em três fases: A de clarificação, onde foi feita o levantamento dos conceitos ecológicos trabalhados no jogo, sendo selecionados os assuntos de equilíbrio ecológico, controle populacional, meta populações e impactos ambientais; A fase de prototipagem, onde foi produzido, testado e balanceado o jogo de boardgame intitulado ‘Adaptative”, detalhando os aspectos e componentes do jogo; E a fase de validação, que é a aplicação e avaliação do jogo para os seus objetivos propostos, infelizmente essa parte não conseguiu ser completada em decorrência da pandemia do COVID-19. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Modelo de Reconstrução Educacional | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
dc.title | Adaptative: construção de um jogo educacional complexo como ferramenta facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem de ecologia a luz do modelo de reconstrução educacional | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gabriel Barbosa Vasconcelos | TCC - Gabriel Barbosa Vasconcelos | 3.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 122.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.