Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Douglas Victo Domingos dos-
dc.date.accessioned2022-06-14T15:38:51Z-
dc.date.available2022-06-14T15:38:51Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26992-
dc.descriptionSANTOS, D. V. D. Aula de campo virtual na disciplina de geografia durante a pandemia: relatos e experiências no programa residência pedagógica. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDevido a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), medidas visando conter a disseminação da doença foram tomadas, isso fez com que várias áreas precisassem se reinventar uma delas foi a educação. Logo, o modelo tradicional (presencial) no qual estávamos acostumados, foi substituído pelo ensino remoto. Dentro dessa nova modalidade de ensino ocorre o programa de Residência Pedagógica (2020-2022), um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) essencial para a formação de novos docentes. Através deste o discente de licenciatura tem a oportunidade de correlacionar as vivências no ambiente escolar com os conteúdos teóricos adquiridos na universidade, sendo possível que esses estudantes de licenciaturas desenvolvam novas propostas pedagógicas. Diante desse contexto, uma nova proposta pedagógica foi pensada, na qual trata de analisar de que forma podemos realizar uma aula de campo de maneira virtual durante a pandemia. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar os desafios e possibilidades da realização de uma aula de campo na disciplina de geografia, no contexto de ensino remoto em uma turma de 1ª série do ensino médio da Escola Cidadã Francisco Ernesto do Rêgo (Ernestão), localizada em Queimadas, no estado da Paraíba. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, do tipo pesquisa colaborativa. Quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário para os professores participantes da pesquisa, além de levantamentos realizados em sala de aula tomando como base a concepção do aluno, diante da realização do campo virtual. Os resultados mostram que a atividade foi realizada com êxito e se mostrou um novo método de tornar as atividades de campo algo mais frequente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Joana d'Arc Araújo Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectAula de campo virtualpt_BR
dc.titleAula de campo virtual na disciplina de geografia durante a pandemia: relatos e experiências no programa residência pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DOUGLAS_SANTOS.pdfPDF - Douglas Victo Domingos dos Santos654.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC (1).pdfPDF - Termo de Depósito75.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.