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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carolino, Joyce Kelly Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T15:45:40Z | - |
dc.date.available | 2022-06-14T15:45:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26994 | - |
dc.description | CAROLINO, J. K. L. Memória e patrimônio cultural de Queimadas - PB : tecendo os caminhos para a história local no ensino de história. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura Plena em História).-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a refletir sobre o uso da memória e do patrimônio no ensino de História na perspectiva da história local. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa aqui apresentada é discutir sobre memória e patrimônio na perspectiva da história local na cidade de Queimadas, município da Paraíba. Tal reflexão foi feita a partir da investigação do patrimônio histórico e cultural da cidade enfatizando a sua importância para a memória e a história local no ensino de História. A pesquisa se situa no campo do ensino de História com a abordagem da memória e do patrimônio material, enfatizando a importância destes para a educação escolar. Tomamos como evidências os estudos desenvolvidos por Halbwachs (2004), Hartog (2006), Choay (2006), Bittencourt (2008) e Lopes (2015). Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental com a utilização de fontes imagéticas através de registros fotográficos da cidade e dos seus patrimônios. Esta pesquisa nos permitiu perceber que, considerado o ensino de História, a discussão, o ensino e a aprendizagem em torno da história local, mediada pela memória e pelo patrimônio, proporcionam uma série de possibilidades para o conhecimento e reconhecimentos dos saberes locais e suas dimensões educativas, pois estes se constituem enquanto concepções significativas e estimulam e possibilitam a percepção do aluno como sujeito histórico ativo avivando sentimentos de pertencimento ao lugar em que vive. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | História local | pt_BR |
dc.title | Memória e patrimônio cultural de Queimadas - PB : tecendo os caminhos para a história local no ensino de história | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
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