Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pessoa, Walessa Curvêlo | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-24T18:53:16Z | - |
dc.date.available | 2012-09-24T18:53:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/269 | - |
dc.description | PESSOA, W. C. Os motivos da ausência dos alunos nas aulas de educação física em uma escola estadual de Esperança-PB. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola desempenha papel fundamental na vida de qualquer cidadão, influenciando assim, no seu desenvolvimento social, político e educacional. A Educação Física, assim como outros componentes curriculares, é capaz de mudar a vida, o modo de pensar e agir dos alunos, desde que seja bem trabalhada e desenvolvida dentro ou fora das salas de aula. Porém, atualmente os alunos estão cada vez mais desmotivados a participar destas aulas, pois muitas das escolas estaduais ainda trabalham só com esportes, e afastam os alunos que não apresentam habilidade com a bola, ou com algum outro esporte que esteja sendo desenvolvido na escola. Uma alternativa para mudar essa realidade seria a mudança de metodologia utilizada pelo professor e a diversificação das aulas ministradas. Perante esta problemática, esta pesquisa apresenta como o objetivo geral: Identificar e analisar quais os motivos que justificam a ausência dos alunos nas aulas de Educação Física em uma escola estadual do município de Esperança-PB. A pesquisa é do tipo descritiva, a amostra foi composta por 85 alunos de quatro turmas do Ensino Fundamental (6ºB, 7ºA, 8ºB e 9ºA). Os dados foram coletados através de questionários semiestruturados, aplicados com os alunos. As perguntas buscavam identificar se os alunos gostam das aulas de Educação Física, com que frequência os mesmos participam das aulas práticas, qual sua preferência com relação à aula prática e à aula teórica, analisar sua opinião com relação às aulas de Educação Física, quais os principais fatores que contribuem para a ausência dos alunos nas aulas de Educação Física, quais os conteúdos que os alunos aprenderam nas aulas de educação física, quais conteúdos gostariam de aprender e como deveria ser uma aula de Educação Física na concepção deles. Diante de toda a discussão feita a partir dos motivos da ausência dos alunos nas aulas de Educação Física ficou claro que os alunos, principalmente do Ensino Fundamental, necessitam de mais atenção e motivação para participarem cada vez mais das aulas de Educação Física. Ficou perceptível que os alunos gostam sim das aulas de Educação Física, porém há muito que repensar quando se refere ao planejamento e conteúdos ministrados nas aulas, pois os alunos percebem quando algo esta errado, ou não está lhes satisfazendo, o que na maioria das vezes leva esses alunos a não ter mais motivação para participar das aulas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Tenório Brasileiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de educação física | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.title | Os motivos da ausência dos alunos nas aulas de educação física em uma escola estadual de Esperança-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Walessa Curvêlo Pessoa.pdf | Walessa Curvêlo Pessoa | 724.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.