Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/270
Título: Estudo do controle postural e qualidade de vida em idosos praticantes e não praticantes de atividade física em Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Carla Vanessa Gomes
Palavras-chave: Atividade física
Idoso
Postura
Qualidade de vida
Data do documento: 24-Set-2012
Resumo: O envelhecimento é um fenômeno universal e inseparável a todo ser humano. Durante esse processo, o organismo apresenta alterações estruturais e funcionais tais como mudanças em parâmetros fisiológicos e neurofisiológicos e no sistema sensorial, causando a diminuição no desempenho do sistema do controle postural. Esse estudo teve como objetivo analisar o controle postural e a qualidade de vida de idosos praticantes (PA) e não praticantes de atividade física (NP). A pesquisa tratase de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foi realizado com 76 idosos de ambos os sexos, divididos em dois grupos distintos, o primeiro (PA) do SESI e o segundo grupo (NP) da UAMA. Para a avaliação do controle postural foi utilizado o instrumento plataforma de força, já a avaliação da qualidade de vida, foi realizada através da aplicação do questionário SF-36. Os resultados encontrados para à avaliação do controle postural através da análise das posturas (BOF, BOA, SOF e SOA), apresentaram resultados não significativos. Todavia ocorreram maiores oscilações do grupo (NP). Com relação à qualidade de vida relacionada à saúde dos idosos, a maior diferença nas médias obtidas através do SF- 36 para o grupo SESI e UAMA respectivamente foram Dor Corporal (25,56 e 39,03) e Aspecto Funcional (74,00 e 59,68) Assim após a realização estatística foi encontrado que apenas o Aspecto Funcional e a Dor Corporal tiveram resultados significativos em relação a uma melhor qualidade de vida do grupo SESI sobre a UAMA.
Descrição: SILVA, C. V. G. Estudo do controle postural e qualidade de vida em idosos praticantes e não praticantes de atividade física em Campina Grande – PB. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/270
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Vanessa Gomes Silva.pdfCarla Vanessa Gomes Silva376.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.