Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2700
Título: Análise de carga viral e de linfócitos T CD4+ E CD8+ de crianças soropositivas assistidas pelo serviço de atendimento especializado de Campina Grande – Paraíba
Autor(es): Silva, Emanuella Félix da
Palavras-chave: Sistema Imunológico
Síndrome da imunodeficiência adquirida - AIDS
Linfócitos T
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as crianças soropositivas assistidas pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Campina Grande, PB no ano de 2012, tendo como base os exames de carga viral, Linfócitos T CD4+ e CD8+ dos mesmos. O grupo analisado nesta pesquisa abrange todas as crianças HIV positivas com idade de 12 (doze) anos incompletos atendidas pela Instituição supracitada. O HIV, vírus da imunodeficiência humana, é o causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), que ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo de doenças, o estudo da função imunológica na criança infectada por este vírus constitui uma prova laboratorial indireta importante para o diagnóstico, tal avaliação torna-se imprescindível para monitorar a resposta terapêutica instituída. Foi possível observar, dentre o quadro de pacientes, que algumas crianças não apresentaram todos os dados necessários à pesquisa, mas no grupo em que se constataram as informações básicas necessárias a essas averiguações, como dados de Carga Viral, linfócitos T CD4+ e CD8+, entre outras, serviram para análise em busca da construção de um quadro das crianças atendidas por aquela Instituição. Por fim, este trabalho almeja corroborar com uma crítica construtiva acerca do processo de acompanhamento e atendimento dos pacientes crianças, com o anseio de, cada vez mais, a Instituição possibilitar um serviço eficaz e eficiente aos seus assistidos.
Descrição: SILVA, E. F. da. Análise de carga viral e de linfócitos T CD4+ E CD8+ de crianças soropositivas assistidas pelo serviço de atendimento especializado de Campina Grande – Paraíba. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2700
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuella Félix da Silva.pdfEmanuella Félix da Silva544.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.