Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maurício de Araújo-
dc.date.accessioned2022-06-15T13:44:43Z-
dc.date.available2022-06-15T13:44:43Z-
dc.date.issued2021-06-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27003-
dc.descriptionSOUSA, Maurício de Araújo. Assédio Moral: a percepção dos colaboradores de uma empresa do ramo de telemarketing em Campina Grande - PB. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractOs trabalhadores em geral vêm sofrendo fortes pressões, seja no cumprimento de suas metas ou até mesmo medo da perda do seu emprego, tornando-se assim presas fáceis para o assédio moral no ambiente organizacional. Apesar da importância do setor de telemarketing para a economia Nacional, o índice de rotatividade nessas empresas devido ao assédio moral é enorme. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos operadores de uma empresa de telemarketing sobre a existência de assédio moral no ambiente laboral na cidade de Campina Grande- PB. Trata-se de uma estudo exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa. Além disso, pode é considerada bibliográfica e um estudo de caso. Do universo de 400 funcionários, selecionou-se o setor de teleatendimento que conta com 200 colaboradores. Desse total, 140 responderam à pesquisa. Os questionários foram enviados por e-mail e Whatsapp e analisados com o auxílio programa Microsoft Office Excel. De acordo com os questionários, alguns fatores que levam ao assédio moral, mesmo em menor grau foram identificados, tais como: a percepção de não reivindicar um tratamento mais humanizado com medo do desemprego e o sentimento de serem aterrorizadas psicologicamente no ambiente laboral. Enfim, esse assunto já vem sendo discutido há algum tempo, mas se torna cada vez mais relevante propor discussões críticas sobre essa temática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Larissa Ataíde Martins Lins Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.titleAssédio moral: a percepção dos colaboradores de uma empresa do ramo de telemarketing em Campina Grande - PB.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurício de Araújo Sousa.pdfPDF - Maurício de Araújo Sousa278.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito Assinado.pdfTermo de Depósito32.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.