Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Raissy Alanna Domiciano dos-
dc.date.accessioned2022-06-15T16:15:22Z-
dc.date.available2022-06-15T16:15:22Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.other21. ed. CDD 530-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27007-
dc.descriptionSANTOS, R. A. D. O programa Residência Pedagógica na formação dos discentes: um estudo de caso nos cursos de licenciatura do Campus VII da UEPB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre o Programa de Residência Pedagógica na formação docente no campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). De modo geral, objetivamos analisar a relevância desse programa na formação de futuros docentes do curso de licenciatura em Física do campus VII da UEPB. Nossa pesquisa utilizou-se de uma investigação bibliográfica, cujos objetivos são de natureza explicativa e descritiva, fundamentada nos documentos publicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC). A CAPES desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da federação. A CAPES também coordena nacionalmente o Programa de Residência Pedagógica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado com nove perguntas e aplicado a 42 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física do campus VII da UEPB. Em linhas gerais, o estudo mostrou que mais de 80% dos licenciandos afirmaram que o Programa de Residência Pedagógica contribuiu na sua formação docente, e que traz uma nova visão metodológica para a docência. Como discente do curso de licenciatura em Física e participante do programa Residência Pedagógica percebo a importância desse programa e que através desse trabalho de conclusão de curso (TCC) registro a importância desse programa na formação acadêmica dos licenciados na interação da teoria com a prática e da troca de experiência ente docentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleO Programa Residência Pedagógica na Formação dos Discentes: um estudo de caso nos cursos de licenciatura do campus VII da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Raissy Alanna Domiciano dos Santos.pdfTCC - Raissy Alanna Domiciana dos Santos761.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito700.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.