Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27007
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Raissy Alanna Domiciano dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T16:15:22Z | - |
dc.date.available | 2022-06-15T16:15:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-26 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27007 | - |
dc.description | SANTOS, R. A. D. O programa Residência Pedagógica na formação dos discentes: um estudo de caso nos cursos de licenciatura do Campus VII da UEPB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre o Programa de Residência Pedagógica na formação docente no campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). De modo geral, objetivamos analisar a relevância desse programa na formação de futuros docentes do curso de licenciatura em Física do campus VII da UEPB. Nossa pesquisa utilizou-se de uma investigação bibliográfica, cujos objetivos são de natureza explicativa e descritiva, fundamentada nos documentos publicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC). A CAPES desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da federação. A CAPES também coordena nacionalmente o Programa de Residência Pedagógica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado com nove perguntas e aplicado a 42 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física do campus VII da UEPB. Em linhas gerais, o estudo mostrou que mais de 80% dos licenciandos afirmaram que o Programa de Residência Pedagógica contribuiu na sua formação docente, e que traz uma nova visão metodológica para a docência. Como discente do curso de licenciatura em Física e participante do programa Residência Pedagógica percebo a importância desse programa e que através desse trabalho de conclusão de curso (TCC) registro a importância desse programa na formação acadêmica dos licenciados na interação da teoria com a prática e da troca de experiência ente docentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.title | O Programa Residência Pedagógica na Formação dos Discentes: um estudo de caso nos cursos de licenciatura do campus VII da UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Raissy Alanna Domiciano dos Santos.pdf | TCC - Raissy Alanna Domiciana dos Santos | 761.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 700.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.