Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2701
Título: Considerações sobre as aulas práticas de Biologia no Ensino Médio em uma escola do município de Serra Branca – PB
Autor(es): Farias, Kassia Thayane Nunes de
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Prática docente
Aulas práticas
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Com o estudo da biologia, às relações entre os seres humanos e o meio ambiente, poderão para uma educação formadora de indivíduos mais sensíveis e solidários, cidadãos conscientes dos processos e regularidades do mundo e da vida, portanto críticos e éticos de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs. O presente trabalho foi realizado na cidade de Serra Branca-PB, mais precisamente na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio. Esse trabalho teve como objetivo geral analisar a execução das aulas práticas de biologia no ensino médio em uma escola. A execução do presente trabalho teve por base os princípios da pesquisa investigativa-ação, descritiva e analítica na forma de estudo de caso. A pesquisa foi realizada no período de julho a setembro de 2013, foram aplicados questionários, em relação aos professores de biologia, os mesmos responderam um questionário semiestruturado contendo questões objetivas e subjetivas. Em relação aos alunos do 2° ano do ensino médio, foram aplicados dois questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas, onde entre os mesmos foram realizadas duas oficinas (aulas práticas), no entanto os questionários foram um pré–teste e o outro um pós–teste, que fora aplicado logo após as aulas práticas. Foi analisada a estrutura física da escola e percebe-se que a mesma apresenta um amplo espaço para elaboração de outros tipos de aulas que não seja apenas a teórica. Foi avaliada a influência dessas aulas práticas de biologia em relação à aprendizagem dos alunos e percebeu-se que as mesmas têm contribuído muito para a fixação dos conteúdos abordados em sala de aula. Avaliou-se também a interação de aluno/professor e observou-se uma aproximação a mais entre eles. O resultado do questionário dos professores demonstra que as aulas práticas realmente são importantes para a melhor construção de conhecimentos de seus alunos. Ao analisar o pré-teste, as oficinas e o pós-teste realizados com os alunos do 2° ano médio percebe-se que as aulas práticas são eficazes se as mesmas forem antecedidas por uma aula teórica, lembrando que ambas devem caminhar juntas destacando a necessidade das mesmas. A pesquisa contribuiu para mobilizar os professores de biologia na execução de aulas mais dinâmicas, bem como a reativação do laboratório e uma melhor manutenção da horta existente na escola.
Descrição: FARIAS, K. T. N. de. Considerações sobre as aulas práticas de Biologia no Ensino Médio em uma escola do município de Serra Branca – PB. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2701
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kassia Thayane Nunes de Farias.pdfKassia Thayane Nunes de Farias1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.