Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27021
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Matheus Wesley de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T16:49:06Z | - |
dc.date.available | 2022-06-22T16:49:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27021 | - |
dc.description | ANDRADE, M. W. O. A ficção científica e o ensino de física: uma pesquisa bibliográfica. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, os professores tem uma árdua missão: conseguir a atenção dos alunos e mantê-la durante a aula. Visando facilitar essa tarefa, optou-se por utilizar as atribuições da ficção científica como forma de seduzir os discentes. Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo geral, investigar as potencialidades da ficção científica (tecnologia) no ensino de Física. Dessa forma, é realizado um levantamento histórico sobre o elo entre ciência e arte, a origem da ficção científica, suas formas de expressar o mundo, assim, como suas viabilidades no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Chegando ao problema central da pesquisa, é viável utilizar a ficção científica como estratégia educacional motivacional, que estimule os estudantes a perceberem a Física de maneira (re)contextualizada? Assim, o estudo decorreu de uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização da ficção científica no ensino de Física, a partir de uma busca online através de duas bases de dados, a PBI (portal de busca integrada) e “PERIÓDICOS” portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Portanto, esses dados foram filtrados com base nos seguintes objetivos específicos: estimular os alunos no processo ensino-aprendizagem de Física; possibilitar a interação dos estudantes a respeito dos conceitos trabalhados na obra; proporcionar intercâmbios através das aulas; e viabilizar a interdisciplinaridade pelo uso da ficção científica. Por meio da síntese dos materiais coletados, percebeu-se uma série de vantagens proporcionadas pela ficção científica no ensino de Física, podendo ser abordada de diferentes maneiras, apresentando o potencial de ser uma estratégia diferenciada para um melhor processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Kalinka Walderea Almeida Meira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Física | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject | Estratégia didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A ficção científica e o ensino de física: uma pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Matheus Wesley de Oliveira Andrade | TCC - Matheus Wesley de Oliveira Andrade | 405.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 547.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.