Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2703
Título: Impactos positivos decorrentes da formação em educação ambiental de diferentes atores sociais de Olivedos – PB
Autor(es): Costa, Jucilene Braz da
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Coleta seletiva
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: No contexto em que vivemos, é perceptível a crise ambiental, retratada pela mídia, através dos fenômenos naturais que expõem a vida em suas diferentes formas de expressão. Os seres humanos, em geral, têm a visão distorcida de meio ambiente e acreditam que é possível extrair incessantemente os recursos do meio por conceberem os mesmos enquanto inesgotáveis. O principal objetivo deste trabalho compreendeu analisar os impactos positivos decorrentes da formação em educação ambiental de diferentes atores sociais ocorrida em Olivedos-PB. Trata-se de uma pesquisa participante realizada no município de Olivedos- PB, mesorregião do Curimataú Ocidental paraibano. Os dados foram coletados a partir do MEDICC (Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento para o Meio Ambiente). Este propicia o processo de sensibilização, simultaneamente à coleta dos dados. A formação atingiu lideres comunitários: 50% composto por profissionais da educação, 23% profissionais da saúde, 21% estudantes e 6% outras áreas. Através das seguintes estratégias: curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental oferecido em três fases de 20 horas cada, intercaladas por oficinas, aula de campo, trilha ecológica, elaboração e aplicação de projetos no município e encontro com outros grupos de Educação Ambiental. Dentre os impactos positivos identificados destacam-se: mudanças de percepção ambiental (100%); maior entendimento da Caatinga, elaboração de projeto por parte dos participantes, os quais desempenharam ações, como o mutirão de limpeza às margens do açude local que fez a retirada de 20 sacos de resíduos e implantação da coleta seletiva nas escolas e participação nas discussões voltadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Portanto, a mobilização dos líderes comunitários proporcionou mudanças no município, pois estes vêem trabalhando em prol das causas ambientais em seu setor de trabalho, como também em suas residências, o que é primordial quando há uma busca pela sustentabilidade local.
Descrição: COSTA, J. B. da. Impactos positivos decorrentes da formação em educação ambiental de diferentes atores sociais de Olivedos – PB. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2703
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucilene Braz da Costa.pdfJucilene Braz da Costa568.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.