Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Amanda Thays Cavalcante de-
dc.date.accessioned2022-06-26T00:00:52Z-
dc.date.available2022-06-26T00:00:52Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27033-
dc.descriptionALBUQUERQUE, A. T. C. Práticas do Ensino de História e as representações do povo negro nos livros didáticos. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs práticas educacionais do ensino de História e a representação do povo negro nos materiais didáticos são importantes para se perceber como, a partir destes aspectos, é possível compreender o lugar do povo negro na sociedade brasileira, os desafios de ser negro e a luta pela inclusão educacional de suas histórias e culturas. O objetivo deste trabalho é investigar como o povo negro é representado nos livros didáticos de História de duas coleções do ensino fundamental anos finais, propostos para o 7º ano. O trabalho se situa no campo do ensino de História, na abordagem em torno do livro didático. Nosso referencial teórico partiu dos estudos de Fonseca (2000), Lima e Silva (1999), Chopin (2004), Bittencourt, (2004) e Chartier (1994). Esta pesquisa é de cunho bibliográfico documental, cujas fontes foram os livros didáticos e as fotografias com base nas imagens vinculadas ao livro didático. Este trabalho nos permitiu perceber a importância da historia e da cultura africana e afro-brasileira na sala de aula e nas práticas educativas a partir da relação dessas culturas e de como os autores dos livros escolhidos para análise representam, através do material didático, a cultura negra e sua importância para a História do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titlePráticas do ensino de História e as representações do povo negro nos livros didáticospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- AMANDA THAYYYS 1.pdfPDF - Amanda Thays Cavalcante dDe Albuquerque3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Autorização AMANDA..pdfPDF - Termo de Depósito65.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.