Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2704
Título: As Interações Socioeconomicas e Ambientais em Torno da Agricultura Orgânica na Zona rural de Lagoa Seca-PB
Autor(es): Santos, Edilma da Silva
Palavras-chave: Agricultura Orgânica - Modelo de Produção
Regiões Agrícolas
Lagoa Seca/PB
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Este estudo tem por finalidade abordar as interações socioeconômicas e ambientais no Município de Lagoa Seca com as perspectivas em torno da agricultura orgânica. Tem por objetivo evidenciar práticas naturais dessa atividade a partir de seis propriedades localizadas em três Regiões do Município, assim discriminadas: Regiões das verduras, Regiões dos roçados e Regiões das ladeiras. A pesquisa enfocou além da forma de produção, a fundação da feira orgânica da cidade. A referida feira foi projetada pelos próprios agricultores com a finalidade de escoar os alimentos cultivados das suas propriedades, como também, gerar uma fonte de renda para o sustento da família.Os trabalhadores incluídos nesse processo cultivam em propriedades médias de um a seis hectares. Entre as principais culturas cultivadas por eles estão: as hortaliças e as culturas cíclicas de feijão, batata doce e milho irrigados com água subterrânea primordialmente de poços e barragens.A coleta dos dados refere-se a uma amostragem de 06 famílias em um universo de 10 que trabalham excepcionalmente com agricultura orgânica.Pesquisa, qualitativa e participante com fundamentação fenomenológica. Neste método “os objetos e suas relações são estudados ao logo do tempo com o envolvimento e inclusão do observador no processo Pressupondo contato direto com dados, pessoas, fenômeno, etc.” (SIENA, 2007, P.57). O estudo foi realizado com aplicação de questionários e entrevistas (na zona rural e na feira orgânica), registros fotográficos, pesquisas em endereços eletrônicos, registros de dados censitários e revisões bibliográficas.A agricultura orgânica é importante não só do ponto de vista ambiental, como também um modelo que diretamente beneficia ao pequeno proprietário de terras, pois permite agregar valor a demanda de alimentos em cada unidade de produção.
Descrição: SANTOS, E. da S. As Interações Socioeconomicas e Ambientais em Torno da Agricultura Orgânica na Zona rural de Lagoa Seca-PB. 2012. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2704
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilma da Silva Santos.pdfEdilma da Silva Santos1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.