Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2706
Título: Ferramentas gerenciais aplicadas ao setor público: um estudo comparativo entre o Balanced Scorecard e o GECON
Autor(es): Correia, Henrique Bruno Diniz
Palavras-chave: GECON
Setor Público
Balanced scorecard
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Para tornar efetiva uma gestão empresarial, necessita-se avaliar e controlar suas atividades operacionais, estimular seus colaboradores, identificar e auxiliar os gestores na resolução de problemas. Atualmente, os gestores públicos veem percebendo a necessidade de avaliarem seus resultados e desempenhos, buscando instrumentos que auxiliem a sua gestão. Partindo dessa conjuntura, surge a seguinte problemática: Quais os principais pontos de convergências e divergências existentes entre o Balanced Scorecard (BSC) e o GECON quando aplicados ao setor público? Sendo assim, o objetivo desse trabalho é apresentar um estudo comparativo entre os dois sistemas de medição de desempenho, o BSC e o GECON, aplicados ao setor público, descrevendo sobre ambos e buscando mostrar suas principais convergências e divergências, em observância a aplicação dos seguintes elementos: foco, bases estruturais, medidas de desempenho, conceito de resultado, conceito de desempenho e avaliação dos funcionários. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva, bibliográfica, compreendendo consulta a artigos, livros, dissertação, etc., e do levantamento, foi realizando um estudo comparativo sobre o tema proposto. Dessa forma, chegou-se ao resultado que dos seis itens analisados, apenas dois foram convergentes: as bases estruturais e o conceito de resultado. Podendo-se concluir que, por serem mais divergentes, quanto aos itens analisados, não existe ferramenta melhor que a outra, ambas podem contribuir para melhorar os processos de gestão no setor público, sendo necessário a aplicação desses dois instrumentos gerenciais, tanto o BSC como o GECON.
Descrição: CORREIA, H. B. D. Ferramentas gerenciais aplicadas ao setor público: um estudo comparativo entre o Balanced Scorecard e o GECON. 2012. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2706
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Henrique Bruno Diniz Correia.pdfHenrique Bruno Diniz Correia467.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.