Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, José Gomes de-
dc.date.accessioned2022-07-19T10:59:13Z-
dc.date.available2022-07-19T10:59:13Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27084-
dc.descriptionSOUSA, J. G. de. Experiência didática com o cordel durante a realização do estágio supervisionado de língua portuguesa. 2022 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a importância do estágio supervisionado como instrumento essencial para o contato inicial do licenciando com os saberes práticos (PIMENTA, 2012), aqueles presentes nas escolas de ensino básico, este artigo traz uma experiência teórico-prática, de Estágio Supervisionado. Esta experiência, com a utilização do gênero cordel, oriundo da literatura popular, se deu durante o Estágio Supervisionado III, do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). E levou em consideração, os aspectos teóricos estudados em sala de aula, aqueles relativos ao Estágio Supervisionado (PIMENTA e LIMA, 2012), aos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2010), a metodologia do ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES, 2006), ao cordel (CAVALCANTI, 2017), entre outros. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. E os procedimentos da pesquisa foram – as aulas teóricas e o planejamento, na UEPB, a realização do estágio de regência, na escola, a elaboração do relatório e, finalmente, com base neste documento, a construção deste artigo. Os resultados apontaram que o trabalho com gêneros textuais, principalmente aqueles que envolvem o cotidiano, a linguagem cotidiana, a forma simples de expressão, (como é o caso do cordel), são geralmente, bem recebidos pelos alunos, ajudando a promover uma maior interação na sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juarez Nogueira Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectExperiência didáticapt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.titleExperiência didática com o cordel durante a realização do estágio supervisionado de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Gomes de SousaPDF - José Gomes de Sousa851.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito195.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.