Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, José Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T10:59:13Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19T10:59:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27084 | - |
dc.description | SOUSA, J. G. de. Experiência didática com o cordel durante a realização do estágio supervisionado de língua portuguesa. 2022 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a importância do estágio supervisionado como instrumento essencial para o contato inicial do licenciando com os saberes práticos (PIMENTA, 2012), aqueles presentes nas escolas de ensino básico, este artigo traz uma experiência teórico-prática, de Estágio Supervisionado. Esta experiência, com a utilização do gênero cordel, oriundo da literatura popular, se deu durante o Estágio Supervisionado III, do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). E levou em consideração, os aspectos teóricos estudados em sala de aula, aqueles relativos ao Estágio Supervisionado (PIMENTA e LIMA, 2012), aos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2010), a metodologia do ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES, 2006), ao cordel (CAVALCANTI, 2017), entre outros. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. E os procedimentos da pesquisa foram – as aulas teóricas e o planejamento, na UEPB, a realização do estágio de regência, na escola, a elaboração do relatório e, finalmente, com base neste documento, a construção deste artigo. Os resultados apontaram que o trabalho com gêneros textuais, principalmente aqueles que envolvem o cotidiano, a linguagem cotidiana, a forma simples de expressão, (como é o caso do cordel), são geralmente, bem recebidos pelos alunos, ajudando a promover uma maior interação na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juarez Nogueira Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Experiência didática | pt_BR |
dc.subject | Cordel | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.title | Experiência didática com o cordel durante a realização do estágio supervisionado de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Gomes de Sousa | PDF - José Gomes de Sousa | 851.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 195.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.