Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2709
Título: A importância da ética para os profissionais contábeis: um desafio para o contabilista
Autor(es): Leal, Márcio José Amaral
Palavras-chave: Contabilidade
Ética
Desafios Profissionais
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A demanda cada vez mais significativa pelo espaço contábil acarreta desafios no mercado competitivo, exigindo dos contadores um maior comprometimento em relação ao desempenho dos negócios de seus clientes. Sendo a Ética o estudo do comportamento humano, na tentativa de estabelecer uma distância entre o certo e o errado conduzindo as pessoas a seguir uma determinada linha de comportamento, que é tida como a certa pelo restante da sociedade. Nesse contexto faz-se um paralelo a necessidade de atuar com ética no exercício da profissão contábil. Partindo desse pressuposto surgiu o seguinte questionamento: De que forma a prática da ética pode contribuir para o profissional contábil no exercício de sua profissão? Com o objetivo geral de apresentar a importância da ética para o profissional contábil em meio à obediência aos padrões de conduta ética estabelecida pela legislação específica do Conselho Federal de Contabilidade - CFC. O presente estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, destacando a importância da moralidade e da ética na profissão contábil. Contatando-se que o profissional da área contábil deve se atualizar no cumprimento de seu papel, demonstrando as informações coerentes aos usuários da Contabilidade, assumindo a sua responsabilidade social e nunca idealizando o benefício próprio, mas agindo sempre conforme os ditames legais atribuídos a sua profissão e dessa forma tornando-se um profissional honesto que visa à justiça social.
Descrição: LEAL, M. J. A. A importância da ética para os profissionais contábeis: um desafio para o contabilista. 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2709
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio José Amaral Leal.pdfMárcio José Amaral Leal779.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.