Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | César, Anny Eloysse de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T13:08:59Z | - |
dc.date.available | 2022-07-20T13:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD B869.91 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27091 | - |
dc.description | CÉSAR, A. E. A. Estratégias de relativização do português brasileiro: usos na oralidade e na escrita de alunos do Ensino Médio. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A reflexão sobre o uso da língua é de suma importância para o professor de português, as vivências e práticas no dia a dia na sala de aula requerem muito mais do que reproduzir conceitos, mas construir o conhecimento junto com os alunos. O Português Brasileiro exibe diferentes formas de organização da oração adjetiva/relativa e dispõe de três estratégias de relativização, a estratégia padrão, a copiadora e a cortadora. Neste trabalho, realizamos uma análise acerca do uso dessas estratégias. Para tanto, o problema da pesquisa foi: Qual ou quais as estratégias de relativização do português são mais recorrentes na oralidade e na escrita de alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública Estadual do município de Monteiro-PB? Diante desse questionamento, o objetivo geral foi descrever as estratégias de relativização do português, recorrentes em textos orais e escritos produzidos por alunos do ensino médio. No que se refere à metodologia, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa/interpretativista, mas utilizamos também dados quantitativos para realizarmos um levantamento numérico em relação à frequência com que aparece o fenômeno em estudo no corpus. Para a realização da coleta de dados, foram utilizados dois questionários respondidos, de forma oral e escrita pelos alunos, acerca do filme “Escritores da liberdade” e, assim, analisarmos quais foram as estratégias de relativização predominantes na oralidade e escrita dos alunos. Teoricamente, apoiamo-nos nos estudos de Castilho (2019), Bagno (1999; 2001; 2012), Bispo (2014), dentre outros. Ao comparar o comportamento das estratégias nos resultados escritos e orais, observamos que a relativa cortadora teve maior predominância. Logo, percebemos o quanto a língua é dinâmica e o quanto é pertinente refletirmos sobre ela. Com o passar do tempo, é comum o desaparecimento de formas linguísticas normatizadas e o uso muito frequente das formas não normatizadas, como foi o caso do resultado desta pesquisa, em que vimos o frequente uso das relativas não padrão copiadoras e cortadoras na oralidade e na escrita dos alunos deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra. Noelma Cristina Ferreira dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Português brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de relativização | pt_BR |
dc.title | Estratégias de relativização do português brasileiro: usos na oralidade e na escrita de alunos do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Anny Eloysse de Araújo César.pdf | PDF - Anny Eloysse de Araújo César | 829.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 232.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.