Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Lívia Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-25T17:18:49Z | - |
dc.date.available | 2022-07-25T17:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 578.76 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27104 | - |
dc.description | SILVA, Lívia Rodrigues da. Tartarugas Marinhas: percepção da conservação por alunos do ensino fundamental II. 2022. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, [2022]. | pt_BR |
dc.description.abstract | As tartarugas marinhas são consideradas um marco da biodiversidade biológica do planeta terra, pertencendo a linhagem mais antiga dos répteis vivos. Com uma distribuição global, são divididas em 7 espécies, dos quais 5 delas estão ocorrendo no litoral brasileiro, sendo que todos estes animais possuem risco de extinção, pois, além das ameaças naturais, elas sofrem com a diminuição da sua população por causas antrópicas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo compreender a percepção da conservação das Tartarugas Marinhas pelos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II, descrevendo a importância da conservação das tartarugas marinhas, bem como, avaliando o grau de conhecimento dos alunos antes e após as intervenções de ensino sobre preservação e conservação das tartarugas marinhas. Esta pesquisa é do tipo quali-quantitava, sendo realizada no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) José Jofilly. Na ocasião, os alunos responderam o questionário, participaram da aula teórica e como atividade prática construíram e desenvolveram um mapa mental 3D. Com as respostas obtidas dos pré questionário, mostrou que alguns alunos tinham alguns conhecimentos prévios sobre a temática, no entanto, outros alunos demonstraram ter pouco ou quase nenhum conhecimento do assunto. E com os resultados presentes do mapa mental 3D, a maioria dos alunos obtiveram novos conhecimentos e aprendizados, demonstrando no mapa diferentes pontos abordados durante a aula teórica. Portanto, a pesquisa deste presente trabalho foi realizada e desenvolvida em uma turma, em que, os alunos não tinham conhecimento sobre o mapa mental. No entanto, em pouco tempo de intervenção na escola, eles foram totalmente capazes de participar e realizar todas as intervenções educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Karla Patrícia de Oliveira Luna | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tartarugas marinhas | pt_BR |
dc.subject | Mapa mental | pt_BR |
dc.subject | Conservação | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.title | Tartarugas marinhas: percepção da conservação por alunos do Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito- TCC LÍVIA RODRIGUES DA SILVA.pdf | Termo de Depósito | 251.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC- LÍVIA RODRIGUES DA SILVA.pdf | TCC - Lívia Rodrigues da Silva | 2.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.