Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2711
Título: Uma abordagem ética da profissão contábil
Autor(es): Cândido, Jackeline Feitosa dos Santos
Palavras-chave: Ética
Ética Profissional
Código de Ética
Contabilidade
Contador
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Diante de novos modelos econômicos, o profissional de contabilidade obteve maior representatividade no seu papel de contador e se vê diante do desafio de agir de forma ética em um mundo que visa competitividade e lucro fácil. Entre tantos fatores que influenciam o comportamento ético, a atuação do contador depende dos interesses dos seus clientes e das exigências do mercado. Em virtude desses fatores faz-se o seguinte questionamento: como se constitui a atuação do contabilista frente à ética profissional? Desta forma, a proposta deste estudo definiu como objetivo geral evidenciar a importância da ética na atuação do profissional contábil. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa com enfoque indutivo. Foi realizada busca eletrônica de periódicos no portal científico de revistas eletrônicas CAPES, Scielo e Google Acadêmico, dos últimos dez anos. Concluiu-se que o exercício ético da profissão contábil tem se tornado mais difícil com o passar dos tempos. A ação ética depende de fatores culturais, sociais e econômicos. Constata-se que o Código de Ética Profissional do Contador norteia e facilita as ações éticas.
Descrição: CÂNDIDO, J. F. dos S. Uma abordagem ética da profissão contábil. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2711
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jackeline Feitosa dos Santos Cândido.pdfJackeline Feitosa dos Santos Cândido778.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.