Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2714
Título: A importância do planejamento tributário: estudo de caso em uma empresa revendedora de mercadorias
Autor(es): Barbosa, Jéssyca Rayara Batista
Palavras-chave: Planejamento Tributário
Regimes de Tributação
Profissional Contábil
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: As empresas brasileiras lidam com uma elevada carga tributária e isto contribui para redução de seus lucros dificultando que elas sejam mais competitivas no mercado, assim surgi o Planejamento Tributário como instrumento que auxilia os empresários a reduzirem o ônus dos tributos por meios legais, para esta redução de tributos as empresas tem a pessoa do contador que necessita ter conhecimento da legislação tributária para recomendar aos seus clientes o caminho mais adequado a seguir. É preciso está atento a todas as operações realizadas pelas empresas, pois alguns tributos não incidem sobre o lucro, mas em outros fatos geradores, como é o caso da circulação de mercadorias. O objetivo deste estudo é apresentar a importância do planejamento tributário em uma empresa revendedora de mercadorias. A metodologia usada para esta pesquisa foi à pesquisa descritiva através da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso, em uma empresa revendedora de mercadorias situada na cidade de Boqueirão-PB. Após ter analisado as informações obtidas da empresa em estudo, notou-se que o Planejamento Tributário pode ser um importante ferramenta quando utilizada da maneira certa. Conclui-se que se os empresários juntamente com a parte contábil fizerem uso do Planejamento Tributário através da Elisão Fiscal terá resultados satisfatórios, e a redução dos tributos se dará de forma significativa. Na empresa estudada foi possível perceber que se o Planejamento Tributário for adotado reduzirá significativamente a onerosidade dos tributos.
Descrição: BARBOSA, J. R. B. A importância do planejamento tributário: estudo de caso em uma empresa revendedora de mercadorias. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2714
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssyca Rayara Batista Barbosa.pdfJéssyca Rayara Batista Barbosa463.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.