Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Luiza Luana Brito da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T14:43:30Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T14:43:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27145 | - |
dc.description | SILVA, L. L. B. A formação dos professores efetivos do curso de letras do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba e a educação inclusiva. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem a finalidade de analisar e refletir sobre questões referentes à formação docente e a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Se justifica a escolha do tema devido à ideia de que a educação é um direito fundamental por lei para todos os cidadãos, portanto deve ser assegurada como também cumprida e pelo fato de que muitos professores questionam a falta de preparo para incluir alunos com deficiência em sala de aula. Dessa forma, desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa-interpretativa, com objetivos de analisar a formação dos professores efetivos dos cursos de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VI, verificando se tiveram disciplinas que abordassem a inclusão, investigando ainda se os docentes sabem o que é capacitismo. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário aplicado aos docentes envolvidos, e os resultados revelam a importância de investir em formações iniciais e continuadas, que sejam voltadas para o paradigma da inclusão, de modo que os docentes se sintam preparados para atender a diversidade inerente à sala de aula, como também saibam desenvolver práticas e estratégias inclusivas. Utilizamos como base para este trabalho documentos como a LBI (2015) e a Declaração de Salamanca (1994), e autores como Mantoan (2015), Skiler (2003), Medrado (2016), Aragón (2020), Farias (2019), Andrade (2015). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Náthaly Guisel Bejarano Aragón | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Capacitismo | pt_BR |
dc.title | A formação dos professores efetivos do curso de letras do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba e a educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luiza Luana Brito da Silva.pdf | PDF - Luiza Luana Brito da Silva | 521.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 75.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.