Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Jackson da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T16:08:55Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T16:08:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 516.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27146 | - |
dc.description | SILVA, J. J. O estudo da geometria analítica através da resolução de problemas. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as contribuições e as dificuldades enfrentadas ao ensinar a Geometria Analítica através da Resolução de Problemas utilizando algumas ferramentas digitais no Ensino Remoto. Esta pesquisa é bibliográfica e de cunho qualitativo, e os dados foram recolhidos de forma descritiva e interpretativa. A pesquisa de campo aconteceu através de encontros remotos no período de 24 de fevereiro a 11 de março de 2022, realizados na Escola Cidadã Integral Técnica José Leite de Souza, localizada no município de Monteiro/PB. Neste trabalho, como fundamentação teórica, destacamos a Resolução de Problemas e o Estudo e ensino da Geometria Analítica: plano cartesiano, distância entre dois pontos no plano, coordenadas do ponto divisor de um segmento de reta, alinhamento de três pontos no plano, perímetro e área. O estudo bibliográfico foi fundamental para o aprofundamento do conhecimento metodológico no que tange ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e a pesquisa sobre a Geometria Analítica, também contribuiu para o crescimento do futuro professor de matemática. Como resultado deste trabalho, a pesquisa de campo possibilitou experimentar a Resolução de Problemas como uma metodologia que tornou os alunos autônomos e criativos na construção do seu próprio conhecimento, ocasionando em um desenvolvimento construtivo e adequado que os levou a pensar como a matemática é interessante. Percebemos então, que o nosso trabalho criou um elo entre a Resolução de Problemas, a Geometria Analítica, e o pesquisador no contexto da formação inicial de professores, proporcionando outra visão e reflexão em relação ao Ensino da Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profº. Dr. Roger Ruben Huaman Huanca | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geometria analítica | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | O estudo da geometria analítica através da resolução de problemas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Jackson da Silva.pdf | PDF - José Jackson da Silva | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 144.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.