Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27163
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Amanda Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T10:50:35Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T10:50:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27163 | - |
dc.description | SILVA, A. M. Projeto de vida: como a nova disciplina do Ensino Médio influenciou na vida dos alunos da ECIT José Leite de Souza. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo da história, a educação e a escola vem mudando e se adaptando às evoluções tecnológicas presentes na sociedade. O currículo escolar vem sofrendo modificações e uma delas foi a inserção de uma nova disciplina no Ensino Médio da rede estadual de ensino da Paraíba “Projeto de Vida”, que tem como objetivo colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado e de sua própria vida. Pensando nisso, esse trabalho apresenta alguns conceitos importantes, como: o que é a aprendizagem ativa, o que vem a ser o aluno protagonista e qual a importância do professor mediador. Explica também a disciplina Projeto de Vida e como essa se compõe, ademais de abordar as competências socioemocionais e como os usos das tecnologias digitais proporcionam o protagonismo do aluno. Pensando nisso, metodologia foi de cunho qualitativo/quantitativo, com a ajuda de uma pesquisa de campo com os alunos protagonistas do 2º ano “A” para saber seu nível de motivação com a disciplina. Para coleta destes dados, foi aplicado um formulário online para saber como os alunos se sentiam em relação a esse novo método de ensino. Para embasar a pesquisa bibliográfica, fez-se uso de alguns autores (as), como, Anastácio (2021), Crucio (2019). Souza (2019), entre outros, que abordam em seus trabalhos as questões aqui abordadas. Concluímos que a disciplina Projeto de Vida, veio como um grande bônus para o currículo do Ensino Médio, possibilitando a vivência de modo autônomo dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Aline Carolina Ferreira Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aluno protagonista | pt_BR |
dc.subject | Projeto de vida | pt_BR |
dc.subject | Professor mediador | pt_BR |
dc.title | Projeto de vida: como a nova disciplina do Ensino Médio influenciou na vida dos alunos da ECIT José Leite de Souza | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Maria da Silva.pdf | PDF - Amanda Maria da Silva | 368.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 166.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.