Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Amanda Maria da-
dc.date.accessioned2022-07-28T10:50:35Z-
dc.date.available2022-07-28T10:50:35Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27163-
dc.descriptionSILVA, A. M. Projeto de vida: como a nova disciplina do Ensino Médio influenciou na vida dos alunos da ECIT José Leite de Souza. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAo longo da história, a educação e a escola vem mudando e se adaptando às evoluções tecnológicas presentes na sociedade. O currículo escolar vem sofrendo modificações e uma delas foi a inserção de uma nova disciplina no Ensino Médio da rede estadual de ensino da Paraíba “Projeto de Vida”, que tem como objetivo colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado e de sua própria vida. Pensando nisso, esse trabalho apresenta alguns conceitos importantes, como: o que é a aprendizagem ativa, o que vem a ser o aluno protagonista e qual a importância do professor mediador. Explica também a disciplina Projeto de Vida e como essa se compõe, ademais de abordar as competências socioemocionais e como os usos das tecnologias digitais proporcionam o protagonismo do aluno. Pensando nisso, metodologia foi de cunho qualitativo/quantitativo, com a ajuda de uma pesquisa de campo com os alunos protagonistas do 2º ano “A” para saber seu nível de motivação com a disciplina. Para coleta destes dados, foi aplicado um formulário online para saber como os alunos se sentiam em relação a esse novo método de ensino. Para embasar a pesquisa bibliográfica, fez-se uso de alguns autores (as), como, Anastácio (2021), Crucio (2019). Souza (2019), entre outros, que abordam em seus trabalhos as questões aqui abordadas. Concluímos que a disciplina Projeto de Vida, veio como um grande bônus para o currículo do Ensino Médio, possibilitando a vivência de modo autônomo dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Aline Carolina Ferreira Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAluno protagonistapt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectProfessor mediadorpt_BR
dc.titleProjeto de vida: como a nova disciplina do Ensino Médio influenciou na vida dos alunos da ECIT José Leite de Souzapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Maria da Silva.pdfPDF - Amanda Maria da Silva368.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito166.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.