Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2717
Título: Análise geoambiental das condições físicas e biológicas do riacho cantagalo em Juarez Távora-PB
Autor(es): Guedes, Ilza Ismara de Brito
Palavras-chave: Recursos Hídricos - Rio
Impacto Ambiental
Água - Contaminação
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Um dos grandes problemas ambientais que preocupa a humanidade e os estudiosos com certeza está relacionado aos recursos hídricos do Planeta. Sabendo disso houve a necessidade de se estudar o Riacho Cantagalo localizado na cidade de Juarez Távora-PB e corta o município em sua sede, situada na mesorregião do Agreste Paraibano e Microrregião de Itabaiana-PB. As principais áreas de estudo foram às ruas: Oscar Mendonça Araújo; onde o riacho corre próximo ao cemitério local, o ponto onde o esgoto da cidade deságua no mesmo, e o trecho final do perímetro urbano na Rua Adalberto Pereira de Melo. Este estudo teve como principal objetivo; analisar os impactos gerados pela ação antrópica sofrida pelo Riacho Cantagalo em seu perímetro urbano, criar uma base de dados para pesquisas futuras e contribuir para a conscientização da população juntamente com os órgãos municipais e estaduais. Para tanto houve coleta preliminar dos dados com os seguintes instrumentos: GPS, câmera fotográfica, também utilizou-se vermelho de fenol, solução utilizada pela CAGEPA para averiguação de pH, também foram utilizados oxímetro e phmetro. Foram coletados ainda dados junto à Secretaria de Saúde do município, referentes aos casos de contaminação por meio do contato com água poluída nas ruas objeto estudo. Os resultados mostraram que as águas do riacho estão em estágio de comprometimento avançando, onde os primeiros índices de pH indicaram a água ácida e, portanto imprópria para uso. Já os índices de casos de doenças infecciosas como a diarreia aguda analisados revelou que em 2010 os casos de contaminação nas cinco ruas analisadas representaram aproximadamente 10% das ocorrências registradas em relação ao total de casos ocorridos em todo o município. Em 2011 os dados revelaram que os casos de contaminação abarcaram 19% do total anual, e por fim em 2012 até o mês de Outubro os casos representaram uma percentagem de 20% do total dos casos.
Descrição: GUEDES, I. I. de B. Análise geoambiental das condições físicas e biológicas do riacho cantagalo em Juarez Távora-PB. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2717
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ilza Ismara de Brito Guedes.pdfIlza Ismara de Brito Guedes2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.