Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Érika Vieira de-
dc.date.accessioned2022-07-28T16:07:44Z-
dc.date.available2022-07-28T16:07:44Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.otherCDD 107-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27180-
dc.descriptionVIEIRA, É. V. O ensino de filosofia no ensino médio: desafios e possibilidades. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo analisar e investigar os desafios enfrentados na docência e as possibilidades do ensino da Filosofia no Ensino Médio, seja inserida como matéria obrigatória na grade curricular ou trabalhada de maneira interdisciplinar, seja pautada na transmissão dos conteúdos ou no desenvolvimento de habilidades, o ensino de Filosofia é sempre desafiante. Buscando problematizar as dificuldades existentes e explorar as possibilidades de superação para se realizar um ensino com qualidade, apresenta-se o caminho de uma exposição histórica da Filosofia, ou de aulas interativas que possibilitem aos alunos desenvolver a capacidade de pensamento reflexivo, criativo e crítico, crendo que esta experiência educativa seja capaz de promover a emancipação do educando. Através de pesquisa bibliográfica, da experiência de estágio e do aprendizado em sala de aula, enfrentou-se o desafio de se ensinar Filosofia no âmbito de um modelo de educação e de sociedade pouco filosóficos. Para tanto, encaramos essa prática como ação política e concebemos o professor como militante da Filosofia. Assim, esta pesquisa apresenta que mesmo diante dos enormes desafios, o educador pode encontrar caminhos para realizar um ensino de qualidade e capaz de instigar os educandos a reconhecer a importância da Filosofia no seu cotidiano social, político e econômico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Nilton Conserva de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleO ensino de filosofia no ensino médio: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- COMPLETO DEFINITIVO - corrigido 5ª tentativa).pdfÉRIKA VIEIRA DE OLIVEIRA539.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO - ASSINADOS - PROFº NILTON E GRADUADA ÉRIKA.pdfPDF - Termo de Depósito563.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.