Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2720
Título: Farmacovigilância: Uma abordagem do uso terapêutico de anti-hipertensivos em pacientes acima da sexta década hospitalizados
Autor(es): Almeida Neta, Maria Carmélia
Palavras-chave: Farmacovigilância
Hipertensão
Consumo de medicamentos
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: As doenças cardiovasculares representam a principal causa de óbito na população em idade avançada, tendo a Hipertensão Arterial como principal fator de risco, a qual é tratada por meio de agentes anti-hipertensivos que visam manter os valores tensionais abaixo de 140/90 mmHg, e apresentam uma série de benefícios, porém sua escolha apresenta-se relevante, em função do surgimento de interações medicamentosas e aumento do risco de Reações Adversas a Medicamentos. Este estudo teve como objetivo avaliar a terapêutica anti-hipertensiva no ambiente hospitalar voltada para o paciente idoso. A pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem transversal em pacientes da sexta década hospitalizados na Fundação Assistencial da Paraíba. Dos 60 pacientes que compuserem a amostra, 53% eram do gênero feminino, estavam utilizando terapêutica plurimedicamentosa por apresentarem doenças concomitantes, tiveram tratamento anti-hipertensivo tanto monoterápico (40%), quanto com associações de anti-hipertensivos (60%). De toda população, 27% apresentaram possível reação adversa pelo uso de antihipertensivos. Houve 11 tipos de possíveis interações medicamentosas, manifestadas em 49 pacientes avaliados. Sendo assim, os resultados apresentam relevância quanto ao uso seguro e racional de medicamentos, proporcionando melhoria na terapêutica, ações em saúde ajustadas com informações confiáveis, além de benefícios para a área acadêmica.
Descrição: ALMEIDA NETA, M. C. Farmacovigilância: Uma abordagem do uso terapêutico de anti-hipertensivos em pacientes acima da sexta década hospitalizados. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2720
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Carmélia Almeida Neta.pdfMaria Carmélia Almeida Neta573.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.