Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ananias, Luana Maria Apolinario | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T10:56:56Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T10:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 616.898 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27217 | - |
dc.description | ANANIAS, Luana Maria Apolinario. A prática das atividades aquáticas para crianças do transtorno do espectro autista: relato de experiência. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento complexa que envolve desafios persistentes com comunicação social, interesses restritos e comportamento repetitivo. Diante de suas características, as pessoas com autismo necessitam de tratamentos e técnicas de aprendizagem apropriada para minimizar as suas dificuldades e potencializar as suas habilidades positivas. Crianças com Transtorno do Espectro Autista são capazes de praticar atividades físicas das mais variadas, dentre elas a natação. Não necessariamente eles serão grandes nadadores ou atletas, mas conseguiram atingir o principal motivo desta prática que é evitar o afogamento infantil, seguido dos inúmeros benefícios que as atividades aquáticas promovem. O objetivo deste trabalho foi relatar minhas experiências como estagiária de Educação Física em uma clínica interdisciplinar na cidade de Campina Grande-PB, sobre a prática de atividades aquáticas em crianças com Transtorno do Espectro Autista, mostrando através desta prática que autista são capazes das mais diversas atividades, entre elas aprender a nadar. Além de mostrar os benefícios que as atividades aquáticas trazem ao tratamento de crianças com TEA. As aulas na piscina ocorreram pela manhã na clínica Move Mente em Campina Grande-PB, nas quartas, quintas e sextas feiras, das 08h10 as 12h10, sendo 40 minutos cada aula com atendimento individualizado. Trabalhar com crianças com TEA é muito desafiador e gratificante, além dos laços que se criam, é possível ver grandes evoluções na parte motora, cognitiva e afetiva. Além disso, podem ocorrer estagnações ou atrasos, levando o profissional a se capacitar cada dia mais para entender melhor o autista e assim buscar soluções. Trabalhar com esse público contribui ainda mais na formação e capacitação do profissional, sendo um diferencial no mercado de trabalho, afinal cada dia mais vem se tornando comum a presença de autistas em todos os lugares da sociedade, seja na escola, no restaurante, nos clubes, entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. esp. Anny Sionara Lima Moura Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Atividade aquática | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.title | A prática das atividades aquáticas para crianças com transtorno do espectro autista: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Luana Maria Apolinario Ananias.pdf | TCC - Luana Maria Apolinario Ananias | 269.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo Depósito.pdf | Termo de Depósito | 259.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.