Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2722
Título: Levantamento fitossociológico arbóreo-arbustivo em fragmento da Caatinga: Sítio Sulapa, Queimadas-PB
Autor(es): Silva, Eliz Rejane Vicente da
Palavras-chave: Vegetação Nativa
Flora
Caatinga
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho foi realizado na comunidade rural Sitio Sulapa (07º 26’66”S e 35º55’09”W), no município de Queimadas-PB. Teve como objetivo geral analisar as condições atuais do comportamento fitossociológico das espécies vegetais existentes e a influência da ação antrópica na comunidade, assim como também de descrever um perfil sócioeconômico da comunidade estudada, examinar e determinar as famílias e nomes científicos das espécies existentes na área, identificar as causas que levaram a diminuição e ou extinção de algumas espécies na área de estudo, além de verificar as causas ou as variáveis que influenciaram o atual quadro florístico. Além de averiguar o que a comunidade estudada pensa e opina sobre o desaparecimento das espécies da flora local e analisar o nível de esclarecimento da comunidade pesquisada em relação à preservação e combate a extinção de espécies da Caatinga. Realizaram-se entrevistas com 30 moradores da comunidade. Com a finalidade de elaborar um perfil sócioeconomico, registrar e analisar o conhecimento dos moradores o uso atribuído a vegetação da caatinga local. Para o levantamento fitossosiológico foi utilizado o método de parcelas, em uma área de 9,0 ha, de intensa perturbação antrópica, dividida em 10 parcelas de (10x10m), distribuídas aleatoriamente. Em cada parcela foram amostrados todos os indivíduos vivos (altura da árvore) ao nível do solo (DNS) 1,0m. Na área foram registradas 33 espécies pertencentes a 18 famílias botânicas, com abundância em números de indivíduos as famílias Euphorbiaceae e Leguminosae. As espécies em destaque no estudo são: Catingueira (Caesalpinia pyramidalis) e Marmeleiro (Croton sonderianus). Este estudo contribuiu relevantemente para o conhecimento da flora local, destacando a importância e formas de uso das espécies. Segundo os moradores, o desmatamento como sendo o principal responsável pela composição da vegetação da área, estes não se comprometem como agentes ativos desse processo. Os relatos dos moradores deixam claro o quanto consideram a flora importante, ainda assim estes não adotam medidas que venham amenizar o atual quadro. A baixa diversidade dentro da área estudada se deve a uma degradação da vegetação local, que reflete o processo histórico de uso intenso da terra nas atividades agropecuárias. A pesquisa teve o intuito de contribuir com a ampliação do conhecimento da composição da flora em fragmento da Caatinga localizada no Sítio Sulapa município Queimadas-PB.
Descrição: SILVA, E. R. V. da. Levantamento fitossociológico arbóreo-arbustivo em fragmento da Caatinga: Sítio Sulapa, Queimadas-PB. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2722
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliz Rejane Vicente da Silva.pdfEliz Rejane Vicente da Silva4.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.